Cidadãos brasileiros de baixa renda podem conseguir desconto de até 65% na conta de luz por meio de um benefício concedido pelo Governo Federal. A seguir, veja quais são as regras para participar do programa Tarifa Social de Energia Elétrica.
O programa social é destinado as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Por meio dele é possível obter descontos que variam de 10% a 65%, conforme o consumo mensal de cada residência. Veja como funciona:
Enquanto isso, as famílias indígenas e quilombolas contam com descontos maiores:
De acordo com as regras do programa, confira quem pode receber os descontos:
Para entrar no programa, como mencionado, a família deve ser selecionada pelo Ministério da Cidadania através do CadÚnico. Sendo assim, é preciso que as informações estejam disponíveis no banco de dados. Caso você ainda não tenha o registro, veja como fazer a seguir.
Antes de mais nada, o grupo familiar deve escolher um representante legal. Ele deve ter no mínimo 16 anos e ser preferencialmente do sexo feminino. Definido o responsável, deve se dirigir ao Centro de Referências em Assistência Social (CRAS) da região.
Na ocasião, ele deve apresentar ao menos o seu título de eleitor e CPF. No entanto, o cadastro é de todo grupo familiar, sendo assim, será necessário ter em mãos ao menos um dos documentos de cada membro da família listados abaixo: