Neste ano, a fila de espera do INSS subiu para 1.231.322 de pessoas que aguardam a resposta do instituto. Pensando nisso, o Governo Federal determinou a recriação do Ministério da Previdência, que visa atender melhor os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social.
De acordo com o ministro Carlos Lupi, uma das prioridades para 2023 é reduzir o tempo máximo de espera pela análise e aprovação de benefícios do INSS.
A saber, a maior parte das análises são referentes a benefícios que exigem a perícia médica para a sua aprovação, como a aposentadoria por invalidez, Benefício da Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Doença, por exemplo.
De acordo com informações oficiais, os solicitantes residentes em São Paulo precisam aguardar o prazo de até 45 dias para conseguirem agendar a perícia médica. Como esse prazo é considerado o menor dentre os demais Estados do país, o ministro da Previdência tem a expectativa de estabelecer o mesmo tempo em todos os locais.
Atualmente, no interior dos estados e na região do Nordeste, os solicitantes aguardam por até seis meses para obterem uma resposta. Recentemente, o ministro da Previdência afirmou que o ministério já está trabalhando para solucionar esse problema.
Recentemente, o ministro da Previdência afirmou que o ministério está planejando realizar mutirões de atendimento da perícia médica do INSS em todo o país, a partir de março, com o objetivo de acelerar o processo de análise dos benefícios.
A finalidade é deslocar os servidores do instituto, por um período determinado de tempo, para regiões em que o tempo de espera tem sido mais elevado.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibiliza alguns meios de atendimento aos segurados para resolução de problemas. A Central de Atendimento é um desses meios, que possui suas bases de atendimento ao segurado em Caruaru, Recife e Salvador, locais situados nos Estados da Bahia e Pernambuco.
Atualmente, um total de 5,6 mil servidores atuam na Central de Atendimento do INSS. O serviço fica disponível para aposentados, pensionistas e demais beneficiários da autarquia. A finalidade, de acordo com a Previdência, é atender cerca de oito milhões de pessoas por mês.
A saber, os segurados do INSS podem entrar em contato com o número 135 para resolverem as suas demandas. A ligação é gratuita, caso seja feita através de um telefone fixo. No entanto, caso a chamada seja efetuada através de um celular, a cobrança equivale a uma ligação local.
Os segurados podem ser atendidos por meio da Central de Atendimento no número 135 de segunda-feira a sábado, das 07h às 22h (horário de Brasília).
Por meio da central telefônica do INSS, os segurados conseguem realizar uma série de serviços. Portanto, confira a lista.
Por meio da central telefônica do INSS, no número 135, os segurados conseguem consultar, de forma rápida, a data e o banco onde os valores do benefício serão depositados, bem como o local de pagamento e, até mesmo, motivos de um possível bloqueio do pagamento.
Para ser atendido e obter informações sobre o seu pagamento, basta informar a data de nascimento, seu nome e sobrenome e informar o número do seu benefício.
A saber, os serviços mais solicitados na central de atendimento do INSS são esclarecimentos de dúvidas e orientações sobre benefícios. Algumas das informações mais concedidas são horário de funcionamento das unidades do INSS e endereço das agências.
Portanto, para obter informações como essa e desfrutar desse serviço, basta ligar para a central, no número 135, clicar na opção 3 no menu principal e, em seguida, escolher a opção 5, para “Orientações”. Feito isso, aparecerão as seguintes opções de atendimento:
Caso tenha interesse em conversar diretamente com um atendente, basta clicar a opção 5 do menu principal.