O banco digital PagBank anunciou o lançamento de uma nova função em seu aplicativo, destinada para os clientes com contas PJ (Pessoa Jurídica). Sendo assim, esses clientes agora podem gerir suas folhas de pagamento diretamente pelo aplicativo da instituição financeira.
Além disso, a nova função do PagBank é totalmente gratuita, e possibilita que o empreendedor faça a gestão dos pagamentos de salários aos funcionários remotamente. Segundo o banco digital, a nova função já estava disponível pelo Internet banking, no entanto, agora foi lançada no aplicativo de uma maneira mais completa.
Segundo o diretor executivo da Conta Digital e Investimentos do PagBank, André Souza, “O objetivo deste lançamento é atender às empresas que geralmente fazem o pagamento de seus funcionários via Pix ou TED. Utilizar a ferramenta para automatizar a folha salarial, permite a realização de transferências em massa, com múltiplos horários de processamento e pagamento em qualquer dia, inclusive aos finais de semana”.
Funcionamento da novidade do PagBank
A nova ferramenta do banco digital PagBank torna fácil pagar os salários dos funcionários, funcionando como o Pix. O empreendedor só precisa escolher o destinatário e a ferramenta faz todas as transferências de uma vez. Além disso, ela permite adicionar vários funcionários de uma só vez, mudar o valor a ser pago e fazer pagamentos extras, como reembolsos de despesas ou taxas.
A nova função também oferece recursos de gestão, como a possibilidade de adicionar várias pessoas, definir quem pode aprovar pagamentos e ver comprovantes de transações agendadas e concluídas.
Inclusive, os funcionários que têm dinheiro para receber também podem aproveitar as vantagens do banco digital, como ter uma conta gratuita, fazer transferências por TED e Pix, recarregar bilhete único, jogos e telefones pré-pagos, e até obter cartões internacionais de débito e crédito.
Bancos digitais no Brasil
Os bancos digitais surgiram oficialmente no Brasil em 2016, quando ocorreu a regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN). Apesar de se tornarem populares com o Nubank, as primeiras instituições financeiras digitais foram: Original, Neon e Inter.
Em sua maioria, os bancos digitais operam de maneira 100% online, ou seja, não possuem agências físicas. Assim como os bancos tradicionais, eles oferecem uma ampla gama de serviços financeiros, como contas correntes, cartões de débito e crédito, empréstimos, investimentos, pagamento de contas e transferências de dinheiro, tudo por meio de aplicativos de celular e websites.
Esse tipo de instituição financeira vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos, principalmente devido à sua flexibilidade, agilidade e capacidade de se adaptar às necessidades de um público mais conectado digitalmente.
Geralmente, os bancos não têm despesas significativas com a manutenção de agências físicas, o que os possibilita oferecer serviços financeiros com isenção de taxas, por exemplo. Segundo dados de um relatório da UBS, o Brasil contava com cerca de 60 milhões de contas digitais no primeiro semestre deste ano.
O Nubank é um belo exemplo de banco digital de muito sucesso no Brasil, sendo considerado um dos maiores do mundo, inclusive. A instituição financeira recentemente ultrapassou o Banco do Brasil em número de clientes no segundo semestre deste ano, chegando a 77,6 milhões. Com isso, o Nubank se tornou o quarto maior banco brasileiro em número de clientes.