Por meio do Cadastro Único (CadÚnico) todos os dados de famílias de baixa renda são armazenados. Dessa forma, o governo consegue analisar cada situação e assim aplicar políticas sociais, como a liberação de benefícios, como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), por exemplo.
Atualmente, os estudantes que solicitaram o empréstimo para arcarem com o curso superior, podem acessar a renegociação de dívidas. Além disso, os estudantes podem conseguir até 99% de desconto no pagamento atrasado do FIES.
Perdão de até 99% da dívida do FIES
O Congresso Nacional aprovou, recentemente, uma medida provisória (MP) que possibilita que os estudantes renegociem as dívidas do FIES. Para receberem até 99% de desconto, é necessário que os alunos sejam inscritos no CadÚnico, ou ex-beneficiários do Auxílio Emergencial.
De acordo com informações do governo, os descontos são concedidos aos estudantes da seguinte forma:
- Desconto de 99% do valor da dívida – para estudantes e ex-estudantes que estão inscritos no CadÚnico, ou que tenham recebido Auxílio Emergencial durante o tempo de sua vigência. No entanto, nesse caso é necessário que o atraso do contrato com o FIES seja superior a 5 anos e o restante poderá ser parcelado em 15 vezes;
- Desconto de 92% do valor da dívida – para estudantes e ex-estudantes que estão inscritos no CadÚnico e que tenham recebido Auxílio Emergencial em 2021. Nesse caso, o atraso das parcelas deve ser inferior a 5 anos e o restante da dívida poderá ser paga em 15 parcelas;
- Desconto de 77% do valor da dívida – Nesse caso, os estudantes e ex-estudantes poderão parcelar o saldo em 15 parcelas.
- Desconto de 12% do valor da dívida – Para estudantes e ex-estudantes que possuem contratos do FIES em atraso entre 3 e 12 meses.
Como negociar a dívida?
Para conseguir pagar a dívida e aproveitar as vantagens de desconto, é preciso que o beneficiário do FIES renegocie a dívida até o dia 31 deste mês de dezembro. Para isso, você pode acessar o site, ou aplicativo Fies Caixa.
Por meio do aplicativo do FIES, o estudante pode:
- Consultar o contrato realizado com o FIES, bem como verificar os principais dados informados;
- Verificar se o contrato está habilitado para renegociação;
- Fazer simulações para adesão da renegociação, de acordo com as possibilidades financeiras do estudante ou ex-estudante;
- Gerar boletos para pagamento.
É importante salientar que, caso o débito tenha sido contraído no Banco do Brasil, o acordo é feito pelo aplicativo do banco ou em qualquer agência do BB.