Gramática: Conceitos e regras de Acentuação Gráfica - Notícias Concursos

Gramática: Conceitos e regras de Acentuação Gráfica

O artigo de hoje é sobre acentuação, nem sempre precisamos saber todas as regras de acentuação. Pois, se você tem o hábito da leitura é sinal de que você está familiarizado com as palavras. E com isso, toda vez que surgir alguma questão de prova sobre determinadas palavras você já saberá a resposta.

Todavia algumas pessoas gostam de saber as regras e, claro, existe inclusive alguns concursos e vestibulares que cobram por que algumas palavras são acentuadas e outras não.

Regras de classificação da sílaba tônica

A primeira coisa que você precisa saber para entender as regras de acentuação é compreender a tonicidade das palavras. Ou seja, olhar para uma palavra e saber qual é a sílaba mais forte. Entenda que a acentuação gráfica é usada de acordo com a classificação da sílaba tônica, onde as palavras são divididas em três categorias: proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas.

CLASSIFICAÇÃO SÍLABA TÔNICA EXEMPLOS
Proparoxítonas Antepenúltima Sábado, fenômeno
Paroxítonas Penúltima Janela, caráter
Oxítonas Última Jacaré, Itu

PROPAROXÍTONAS

As palavras que se classificam em proparoxítonas são acentuadas na sílaba antepenúltima e todas as palavras que se enquadram nesta classificação recebem acentuação gráfica. Exemplos: Último, árvore, simpático, ótimo, príncipe, pêssego, fôlego, rápido…

PAROXÍTONAS

Agora parece que complica um pouquinho, porque as paroxítonas possuem várias regras. Mas fica tranquilo que você já vai entender o motivo.

A Língua Portuguesa é uma língua predominantemente de paroxítonas. Então a maioria das palavras é classificada em paroxítonas, por isso existe um número maior de regras para acentuar ou não. Lembra que no quadro apresentado anteriormente utilizamos a palavra janela, como um exemplo de palavra paroxítona, mas que não é acentuada. Bom, então quando é que as palavras paroxítonas recebem acentuação gráfica?

  • Em palavras paroxítonas terminadas em -r, -x, -n, -l, -i, -is, -u, -us, -um, -uns, -uns, -ps, -ã, -ãs, -ão, ãos e ditongo oral. Exemplos: Bíceps, látex, tênis, açúcar, vírus, próton, amável, imã, órfão, álbuns… E também palavras terminadas em ditongos, como aquário, espécie, água, série…
  • Em palavras com ditongo aberto, ou seja, duas vogais junto na mesma sílaba, como no exemplo de heroico, não se aplica acentuação.

OXÍTONAS

As palavras identificadas oxítonas são acentuadas quando tem a última sílaba mais forte e terminadas em -a, -as, -e, -es, -o, -os, -em, -ens. Exemplos: paraná, café, você, vovô, também, parabéns, armazém…

Palavra oxítona terminada em u, não recebe acento. Exemplo: Itu. Porém, quando a oxítona apresenta um hiato (separação de vogais) recebe acento. Exemplo: Jaú.

Palavras monossílabas

As palavras que são monossilábicas também tem uma regra de acentuação própria delas. E que é bastante parecida com a regra das oxítonas. São acentuados os monossílabos tônicos terminados em a, e, o. Exemplos: Já, pá, rã, fé, lê, pó, nós, não, mão.

Atualização do Novo Acordo Ortográfico

Preste atenção com a informação que mudou com a nova regra de acentuação gráfica.

Em ditongos abertos, recebem acentuação as palavras cuja sílaba tônica que contenham mais de uma vogal junto na mesma sílaba.

Os ditongos abertos -éi, éu, ou –ói em palavras oxítonas e monossílabas. Exemplo: herói, anéis, céu.

Regra dos hiatos

  • As letras i e u quando são tônicas recebem acentuação quando encontradas sozinhas na sílaba. Exemplo: saúde, saída, país, baú. No entanto, há restrições quando a letra estiver antes do dígrafo -nh, como no exemplo de rainha, coroinha ou moinho. Ou ainda, a restrição também se aplica depois de ditongo. Exemplos: Baiuca, feiura.

Complementando com o uso de acento diferencial

Os verbos ter e vir, e seus derivados, também recebem acentuação quando estão na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Exemplos: Eles vêm, elas têm, eles obtêm, elas mantêm.

E também se usa acentuação gráfica para identificar palavras iguais, mas com sentidos e significados diferentes. Exemplos:

Ela não pôde ir ontem, mas por ir hoje.

Iremos por um caminho mais frio, então vamos pôr um casaco.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?