Uma nova medida implementada passou a conceder um benefício de até R$ 750 para estudantes de baixa renda. Trata-se do programa Bolsa do Povo Acolhe Saúde, em que para ter acesso é necessário estar matriculado em pelo menos um curso nas áreas de Ciências da Saúde e Biológicas.
Veja também: NOVO auxílio de R$ 800 é liberado em parcela única
O benefício é destinado aos estudantes de cursos técnicos, tecnólogos e de graduação. A finalidade, de acordo com o governo, é auxiliar na renda econômica e incentivar a continuidade dos estudos de cada aluno beneficiário.
No total, 3,8 mil bolsas serão distribuídas. Confira como o benefício será disponibilizado:
Vale salientar, no entanto, que um dos requisitos necessários para o recebimento é a atuação dos estudantes, durante 20 horas semanais, em um dos 168 serviços prestados pela SES SP em hospitais, AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades), DRS (Departamentos Regionais de Saúde), e outros locais.
Os estudantes devem estar atentos quanto ao prazo para a solicitação do benefício. As inscrições no programa poderão ser realizadas até esta sexta-feira, 8 de outubro, através do site oficial do programa.
Ainda, vale ressaltar, que para receber o benefício o estudante precisa ser estar inscrito no CadÚnico, obter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e estar de fato matriculado no curso. Cada estudante será classificado através de uma listagem cronológica e categoria de curso.
As famílias em situação de pobreza e extrema pobreza podem se cadastrar na base nacional para benefícios governamentais. A inscrição no CadÚnico é um requisito básico para serem contempladas em políticas públicas.
Por meio do registro, os cadastrados podem ser beneficiados de várias formas, incluindo isenções e subsídios que garantem a subsistência. Essas isenções podem auxiliar em inscrição de concursos públicos e possibilitar a participação em programas de tarifas sociais de energia.
Para conferir o registro, o cidadão pode acessar a plataforma “Meu CadÚnico” informando os dados solicitados pelo formulário do site. Feito isto, basta solicitar a emissão e verificar a existência do cadastro ou não.
O procedimento também pode ser realizado através do aplicativo “Meu CadÚnico”, além do atendimento pelo número 0800 707 2003. No último caso, será necessário selecionar a opção 5, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e nos feriados nacionais e fins de semana das 10h às 16h.
As unidades do CRAS podem ser encontradas nas regiões com grandes taxas de cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Nos centros, é possível encontrar serviços como Atendimento Integral da Família (Paif), Serviço de Proteção e Serviço de Convivência (SCFV) e Fortalecimento de Vínculos.
Além disso, o CRAS atende crianças e famílias em situações de pobreza e extrema pobreza, em regiões de difícil acesso, como regiões quilombolas e ribeirinhas.