Governo quer prorrogar antecipações do auxílio-doença - Notícias Concursos

Governo quer prorrogar antecipações do auxílio-doença

A princípio, a previsão é de prorrogar até o mês de outubro.

O Ministério da Economia informou que governo tem planos de prorrogar as antecipações relativas ao auxílio-doença. A princípio, a previsão é de prorrogar até o mês de outubro, porém, apenas nas localidades que possuem agência próxima com atendimento da perícia médica.

De acordo com o Ministério da Economia, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o INSS estão sendo os responsáveis pela análise da prorrogação.

A antecipação de um salário mínimo (R$ 1.045,00) foi uma das medidas adotadas para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, a fim de evitar aglomeração nas agências que tiveram o atendimento presencial suspenso.

Vale salientar que, o segurado não pode receber o benefício sem perícia presencial. Ele apenas recebe a antecipação de um salário mínimo.  Após a abertura das agências, o segurado passa pela perícia e a diferença do benefício é paga.

Atualmente, os segurados mandam os documentos e a perícia analisa. Porém, isso não é, de fato, a perícia e sim uma pré-perícia para que a pessoa receba esse adiantamento.

A data oficial de retorno do atendimento das agências é no dia 13 de julho. No entanto, os peritos médicos pediram ao Ministério da Economia que a abertura seja suspensa e alertaram para os riscos de a medida ser um incentivo governamental à aglomeração de pessoas integrantes do grupo de risco.

De acordo com informações obtidas pelo “Estadão”, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) alegou, em carta, ao secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, que não é adequado no momento a abertura no próximo dia 13, como previsto em portaria do governo, em razão do grau elevado de contágio pelo coronavírus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?