Durante a edição deste ano do VMware Explore Brasil, evento que aconteceu em São Paulo, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), lançou a sua primeira plataforma em nuvem, a Serpro Cloud One. A princípio, ela irá oferecer serviços computacionais em demanda e multi-regional, em modalidades como infraestrutura, plataforma e software em serviço.
Ademais, através da nova plataforma, o Serpro será capaz de oferecer serviços através de um provedor em nuvem, em um ambiente estatal, realizando a integração das informações com serviços relacionados à administração pública, inovando em aspectos relacionados à transformação digital.
Com o Cloud One, o Serpro poderá atuar como uma grande nuvem privada governamental. Todavia, através da estrutura criada, será possível se beneficiar da plataforma em vários aspectos. De acordo com Eduardo Sampaio Cardim, gerente de negócios em nuvem da Serpro, o lançamento é o início de uma grande mudança na gestão de TI do Estado brasileiro.
Cardim afirmou que atualmente o estado possui mais de cem centros de dados próprios. São órgãos do governo realizando a gestão de infraestrutura de TI. Aliás, com o Serpro Cloud One, haverá uma melhoria dos serviços em todos os setores governamentais. Ele destacou também que a parceria com a VMware foi fundamental para o projeto.
O que é uma plataforma em nuvem
O Cloud Computing, ou plataforma em nuvem, é um sistema tecnológico que permite o acesso remoto a softwares, programas, ferramentas, documentos, armazenando dados e arquivos, através da rede de computadores e internet. Analogamente, através dele é possível acessar os dados de qualquer lugar.
As empresas que utilizam a plataforma em nuvem se beneficiam através de uma maior flexibilidade relacionada às suas informações que podem ser acessadas a qualquer momento. Desse modo, ela estará disponível em diversos campos de trabalho, inclusive relacionados à administração de órgãos públicos.
O Cloud Computing realiza a conexão de vários dispositivos como computadores, smartphones e acessórios portáteis utilizando uma conexão com a internet. Em síntese, todos os recursos são centralizados no chamado Data Center. A nuvem pode ser privada, pública, híbrida ou ainda, comunitária.
Benefícios do Serpro Cloud One
Todo o ambiente em nuvem do Serpro Cloud One ficará disponível nos Data Centers de Brasília e São Paulo. Ele será um recurso privado do Governo Federal. Dessa maneira, são vários os benefícios que a nova tecnologia de cloud computing deverá oferecer à administração pública. Podemos destacar:
- Facilidade no auto atendimento de clientes que não precisarão mais aguardar por provedores de serviços.
- Acesso amplo via rede, onde os dispositivos computacionais poderão acessar e utilizar todos os serviços.
- Rápida mudança de foco das instituições que poderão reagir melhor às mudanças de mercado.
- Os serviços de TI oferecidos serão cobrados com base na capacidade consumida.
- O acesso ao console poderá ter uma camada a mais de segurança de acesso pelo usuário.
- Utilização de tecnologia de ponta, com um ambiente tecnológico mais flexível, favorecendo a inovação e a transformação digital, sem a preocupação de aquisição de hardware.
- Controle de acesso facilitado, através de uma gestão centralizada e simplificada, com acesso a apenas a pessoas autorizadas.
- Uso de recursos otimizados, onde há um suporte a quantidade de usuários, com a escalabilidade dos serviços oferecidos.
Serpro e VMware
De acordo com Marcos Chagas, diretor comercial da VMware, “A partir de agora, qualquer cliente governamental que tenha um sistema estruturante e queira começar a jornada para a nuvem pode fazer isso com a ajuda do Serpro. Estamos muito orgulhosos de fazer parte desse projeto e de ter o anúncio de lançamento sendo realizado no VMware Explore Brasil”.
O produto desenvolvido poderá atuar como uma grande nuvem privada governamental. Dessa maneira, o Serpro se tornou um novo provedor de serviços em nuvem e o líder em cloud computing na esfera estatal. O serviço será capaz de oferecer amplo acesso à rede, elasticidade rápida, serviços medidos, e muito mais.
O Cloud One também permitirá que a Serpro atue como um “cloud broker”, ou seja, um corretor de nuvem, capaz de orientar e aconselhar a administração pública na apuração dos melhores serviços capazes de se adequar às suas necessidades tecnológicas.