Economia

Governo bate o martelo e Google e Facebook deverão retirar ANÚNCIOS FALSOS DO DESENROLA

Uma semana depois do lançamento do Desenrola, o programa de negociação de dívidas já ajudou a limpar o nome de milhões de brasileiros de todas as regiões do país. Contudo, há um outro lado nesta história. Desde o lançamento, os casos de golpes envolvendo o nome do projeto não param de crescer, e o Governo Federal decidiu agir.

Ainda na madrugada desta quarta-feira (26), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) publicou uma portaria exigindo que empresas como Google e Meta (dona do Facebook) retirem imediatamente do ar as postagens com conteúdos notadamente falsos sobre o programa Desenrola. As marcas terão 48 horas para realizar as retiradas das publicidades não geradas pelo Governo Federal sobre o programa.

Além disso, Google e Meta terão 24 horas a contar da publicação do despacho para remover o conteúdo considerado indevido. Caso não cumpram as medidas dentro dos prazos estipulados, as duas empresas terão que pagar multa no valor de R$ 150 mil por cada dia de não cumprimento das normas.

Para além disso, a Senacon também exigiu neste despacho, que o Google e a Meta passem a tomar medidas para evitar que criminosos voltem a publicar postagens com conteúdos falsos sobre o programa. A Secretaria está ligada ao Ministério da Justiça, que tem comando do Ministro Flávio Dino (PSB).

Depois da remoção, as empresas terão um prazo de 10 dias para enviar para a Senacon uma espécie de relatório sobre as medidas que estão sendo tomadas para evitar a propagação do material fraudulento. É esperado também que as empresas contribuam com o Governo repassando os dados dos supostos criminosos.

O que dizem as empresas

A Meta, empresa responsável pelo Facebook, disse por meio de nota que a rede social não permite a postagem de conteúdos fraudulentos de nenhuma natureza. Eles também disseram que já iniciaram o processo de retirada de anúncios e de outras postagens falsas sobre o Desenrola.

Ao menos até a publicação deste artigo no final da tarde desta quarta-feira (26) o Google não tinha se pronunciado sobre a decisão da Senacon. Em caso de envio de resposta, esta matéria será atualizada.

O golpe

Desde o início do lançamento do programa Desenrola, brasileiros vem sofrendo com o assédio de criminosos. Em muitos casos, as postagens com links e vídeos falsos sobre o tema são encaminhados para as pessoas através das redes sociais, ou mesmo de aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

Embora os criminosos não usem uma única maneira de atuação, o fato é que na grande maioria dos casos, as postagens pedem para que o cidadão clique em algum link para ser direcionado para um segundo site ou aplicativo. Por este sistema, eles conseguem roubar dados ou até mesmo dinheiro dos cidadãos.

Cidadão precisa se relacionar diretamente com bancos para evitar fraudes. Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A verdade sobre o Desenrola

A verdade é que nesta primeira etapa de negociação, o Desenrola está trabalhando apenas com as pessoas que possuem renda per capita de até R$ 20 mil, e que tenham dívidas contraídas exclusivamente com bancos até o dia 31 de dezembro do ano passado.

Desta forma, a principal dica para escapar de golpes é mesmo se relacionar diretamente com os bancos, evitando ajuda de intermediários. Abaixo, você pode ver a lista de canais oficiais das instituições financeiras que entraram no Desenrola.

  • Caixa Econômica Federal

Onde posso renegociar? Na página temática do programa no site da Caixa; no WhatsApp, pelo número 0800 104 0104; na Central de Relacionamento nos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões).

  • Banco do Brasil

Onde posso renegociar? Nas agências; no aplicativo do BB; Internet Banking (no endereço, para pessoas físicas, ou ainda no site para pessoas jurídicas); Central de Relacionamento pelos números 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais regiões); ou no WhatsApp, enviando #renegocie para o número 61 4004-0001.

  • Itaú

Onde posso renegociar? No WhatsApp (11) 4004-1144 e pelo site.

  • Santander

Onde posso renegociar? Centrais de Atendimento telefônico (4004-3535 nas capitais e regiões metropolitanas e 0800-702-3535 nas demais localidades), ou no site. No caso de dívidas de financiamentos, o canal é a página. As condições dependem do perfil do cliente.

  • Bradesco

Onde posso renegociar? Nas agências, caixas eletrônicos, aplicativo, site ou pelo WhatsApp, no número (11) 4858-5151.

  • Banco Inter

Onde posso renegociar? As renegociações serão feitas pelo portal oficial, pelo aplicativo ou pela Central de Atendimento, 3003-4070.