Uma semana depois do lançamento do Desenrola, o programa de negociação de dívidas já ajudou a limpar o nome de milhões de brasileiros de todas as regiões do país. Contudo, há um outro lado nesta história. Desde o lançamento, os casos de golpes envolvendo o nome do projeto não param de crescer, e o Governo Federal decidiu agir.
Ainda na madrugada desta quarta-feira (26), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) publicou uma portaria exigindo que empresas como Google e Meta (dona do Facebook) retirem imediatamente do ar as postagens com conteúdos notadamente falsos sobre o programa Desenrola. As marcas terão 48 horas para realizar as retiradas das publicidades não geradas pelo Governo Federal sobre o programa.
Além disso, Google e Meta terão 24 horas a contar da publicação do despacho para remover o conteúdo considerado indevido. Caso não cumpram as medidas dentro dos prazos estipulados, as duas empresas terão que pagar multa no valor de R$ 150 mil por cada dia de não cumprimento das normas.
Para além disso, a Senacon também exigiu neste despacho, que o Google e a Meta passem a tomar medidas para evitar que criminosos voltem a publicar postagens com conteúdos falsos sobre o programa. A Secretaria está ligada ao Ministério da Justiça, que tem comando do Ministro Flávio Dino (PSB).
Depois da remoção, as empresas terão um prazo de 10 dias para enviar para a Senacon uma espécie de relatório sobre as medidas que estão sendo tomadas para evitar a propagação do material fraudulento. É esperado também que as empresas contribuam com o Governo repassando os dados dos supostos criminosos.
O que dizem as empresas
A Meta, empresa responsável pelo Facebook, disse por meio de nota que a rede social não permite a postagem de conteúdos fraudulentos de nenhuma natureza. Eles também disseram que já iniciaram o processo de retirada de anúncios e de outras postagens falsas sobre o Desenrola.
Ao menos até a publicação deste artigo no final da tarde desta quarta-feira (26) o Google não tinha se pronunciado sobre a decisão da Senacon. Em caso de envio de resposta, esta matéria será atualizada.
O golpe
Desde o início do lançamento do programa Desenrola, brasileiros vem sofrendo com o assédio de criminosos. Em muitos casos, as postagens com links e vídeos falsos sobre o tema são encaminhados para as pessoas através das redes sociais, ou mesmo de aplicativos de mensagens como o WhatsApp.
Embora os criminosos não usem uma única maneira de atuação, o fato é que na grande maioria dos casos, as postagens pedem para que o cidadão clique em algum link para ser direcionado para um segundo site ou aplicativo. Por este sistema, eles conseguem roubar dados ou até mesmo dinheiro dos cidadãos.
A verdade sobre o Desenrola
A verdade é que nesta primeira etapa de negociação, o Desenrola está trabalhando apenas com as pessoas que possuem renda per capita de até R$ 20 mil, e que tenham dívidas contraídas exclusivamente com bancos até o dia 31 de dezembro do ano passado.
Desta forma, a principal dica para escapar de golpes é mesmo se relacionar diretamente com os bancos, evitando ajuda de intermediários. Abaixo, você pode ver a lista de canais oficiais das instituições financeiras que entraram no Desenrola.
- Caixa Econômica Federal
Onde posso renegociar? Na página temática do programa no site da Caixa; no WhatsApp, pelo número 0800 104 0104; na Central de Relacionamento nos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões).
- Banco do Brasil
Onde posso renegociar? Nas agências; no aplicativo do BB; Internet Banking (no endereço, para pessoas físicas, ou ainda no site para pessoas jurídicas); Central de Relacionamento pelos números 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais regiões); ou no WhatsApp, enviando #renegocie para o número 61 4004-0001.
- Itaú
Onde posso renegociar? No WhatsApp (11) 4004-1144 e pelo site.
- Santander
Onde posso renegociar? Centrais de Atendimento telefônico (4004-3535 nas capitais e regiões metropolitanas e 0800-702-3535 nas demais localidades), ou no site. No caso de dívidas de financiamentos, o canal é a página. As condições dependem do perfil do cliente.
- Bradesco
Onde posso renegociar? Nas agências, caixas eletrônicos, aplicativo, site ou pelo WhatsApp, no número (11) 4858-5151.
- Banco Inter
Onde posso renegociar? As renegociações serão feitas pelo portal oficial, pelo aplicativo ou pela Central de Atendimento, 3003-4070.