A partir de 2023, o Ministério da Educação (MEC) terá como secretária executiva a atual governadora do Ceará, Izolda Cela. O anúncio do nome para o segundo posto mais importante da pasta foi feito por Camilo Santana ontem, dia 27 de dezembro. Santana é o escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Educação a partir de 1º de janeiro.
A psicóloga Maria Izolda Cela de Arruda Coelho se formou pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é mestre em gestão e avaliação da educação pública e especialista em gestão pública. Em sua carreira política, Izolda Cela já atuou como secretária de Educação de Sobral e também como secretária estadual de Educação.
A futura secretária executiva do MEC informou nesta terça-feira (27) em suas redes sociais que aceitou o convite de Camilo Santana:
“Informo que aceitei, com muita honra, o convite do ministro Camilo Santana para ser secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC). Trabalharemos com empenho e compromisso para a melhoria da educação do Brasil”.
Izolda continua cumprindo agenda como governadora e, na segunda-feira (26), ela sancionou a criação do Programa Estadual Escolas da Cultura, de formação e de profissionalização nos campos das artes e da cultura no Ceará, que ofertará cursos livres e profissionalizantes de nível básico e médio e promovendo espaços para formação técnica.
Em seu Twitter pessoal, Camilo Santana afirmou que “Trabalharemos juntos para recuperarmos o tempo perdido, sobretudo na educação básica”. Além disso, Santana afirmou que, na sua gestão, o MEC atuará com “muito diálogo com estados e municípios” e retomará os investimentos públicos em educação.
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também FGV está com inscrições abertas para o Vestibular 2023 via notas do Enem até dia 6 de janeiro; saiba mais.