Nesta segunda-feira, dia 19 de julho, o governador Gladson Cameli sancionou um conjunto de lei que a Assembleia Legislativa do Estado do Acre aprovou anteriormente.
Dessa forma, todas estas leis envolvem o novo Auxílio Temporário de Emergência em Saúde (ATS). Este programa, por sua vez, se destina a cobrir gastos excepcionais e de emergência, os quais surgem a partir do impacto dos efeitos da pandemia nos agentes públicos.
Assim, os trabalhadores que constam na lei receberão a quantia de $ 325 mensais em sua folha de pagamento. Ao todo, então, serão 5.639 servidores de diversas categorias. Portanto, esse montante resulta num investimento de R$1.832.675,00 por mês.
Na mesma ocasião, ainda, o governador fez questão de mostrar sua gratidão aos deputados que construíram o programa em conjunto. Assim, de acordo com ele, “precisamos construir um local melhor para o nosso povo. O Executivo e o Legislativo juntos representam toda a sociedade, um precisa do outro para levar benefícios, desenvolvimento social e econômico para o estado”.
Indo adiante, além do benefício, os servidores da área de saúde também receberão um aumento do adicional de insalubridade. Portanto, essa será mais uma medida excepcional e temporária para enfrentamento da Covid-19.
Neste contexto de pandemia, os profissionais da saúde estão na linha de frente no combate a essa doença.
Desse modo, o pagamento do benefício acontecerá na proporção de 20% a mais para aqueles que recebem o adicional. Contudo, os servidores da saúde, sejam eles efetivos ou temporários, que não possuem acesso ao adicional de insalubridade, seguirão com o valor de R$ 325.
De acordo com a lei, devidamente publicado no Diário Oficial da União, o benefício também se destinará a:
Assim, a fim de receber o auxílio, os servidores públicos acima deverão:
Em conjunto com o projeto sobre os benefícios, Gladson Cameli também sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Nesse sentido, então, o texto corrigiu os orçamentos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 36 meses, conforme a base sugeriu. Dessa forma, destinará cerca de 15% para os poderes Legislativo e Judiciário, o que inclui, em especial, o Ministério Público e o Tribunal de Contas.
Assim, tais poderes e órgãos terão poderão investir e executar diversos projetos e ações que se destinem ao atendimento público.
Além disso, as medidas financeiras e orçamentárias para o próximo ano respeitam devidamente as regras da Constituição Federal, assim como órgãos fiscais e de segurança social. Desse modo, as prioridades poderão quer aquelas ações do Plano Plurianual de 2020 a 2023, quais sejam as que se concentram nas seguintes áreas:
Levando em consideração o último dia antes do recesso legislativo, a Assembleia do Acre direcionou um pacote de leis para que o governador sancionasse, em conjunto com a legislação sobre o benefício.
Dessa forma, então, Gladson Cameli também sancionou leis sobre:
De acordo com a lei de nº 107/2021, haverá isenção de impostos sobre as operações que ocorrerem dentro do Estado do Acre.
Dessa maneira, sem a necessidade de pagar o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), o setor privado de transportes pode se beneficiar.
Além disso, a Lei do Programa de Estímulo à Construção Civil para Geração de Emprego e Renda (PEC/GER-AC) cria uma projeto específico da área. Assim, ele busca estimular a cadeia produtiva da construção civil em todo o estado.
O incentivo, por tanto, acontecerá ao favorecer a participação de microempresas e empresas de pequeno porte nas licitações públicas para obras de construção civil estaduais.
Por fim, ainda, o Poder Executivo poderá incluir a apuração do Orçamento da Criança e do Adolescente (Ocad), como anexo ao Orçamento do Estado do Acre. Dessa maneira, as deliberações específicas da área poderão se encaixar no:
Dessa forma será possível priorizar a eficiência, a transparência, a fiscalização e o controle da gestão fiscal para políticas públicas que se direciona a crianças e adolescentes.