Tecnologia

Google traz para o Brasil o Kids Space, uma nova experiência educativa em tablet para a família

O Google anunciou a chegada ao Brasil do Kids Space, uma experiência educativa para tablets. O Kids Space oferece conteúdo selecionado, com aplicativos, jogos, livros e vídeos previamente avaliados – e aprovados – por professores e especialistas. A intenção é que as famílias possam aprender e se divertir juntas com seu dispositivo Android.

LEIA MAIS: Google lança streaming no YouTube e outros recursos para educação

O Kids Space foi projetado colocando as crianças no centro da experiência e construído para que elas, com o suporte, estímulo e supervisão de suas famílias, possam explorar e descobrir assuntos e atividades de acordo com seus interesses. Ao selecionar os temas que mais gostam, as crianças terão acesso a conteúdo engajador para ler, brincar, assistir e criar (dentro e fora da tela) com seus amigos e família. As crianças podem até personalizar um personagem para fazer com que o tablet tenha a sua cara.

Ferramentas do Kids Space (imagem: divulgação Google).

Ao mesmo tempo, os pais podem, por meio do aplicativo Family Link, definir limites para tempo de tela, filtros de segurança de conteúdo, controles de privacidade e muito mais. A novidade desembarca por aqui em parceria com a Multilaser, que traz os primeiros tablets com o Kids Space no Brasil no modelo Multilaser Tablet M8 4G. 

Livros, aplicativos e vídeos gratuitos

O conteúdo tem como base os aplicativos do Google Play com o selo “Aprovado por Professores”, e que receberam a avaliação de acadêmicos e especialistas em educação infantil. A partir desse acervo, foi construído o Kids Space, aplicando o padrão de qualidade do Google a uma gama cada vez maior de aplicativos e livros – todos disponibilizados gratuitamente. 

Na guia Ler, as crianças terão acesso a livros infantis populares, que poderão ser lidos gratuitamente no tablet. Entre eles, personagens como Galinha Pintadinha, Patrulha Canina e Bob Esponja. 

Nas guias Assistir e Criar, as crianças encontram vídeos criativos e divertidos do YouTube Kids que incentivam a fazer atividades educativas fora da tela com a família e amigos. E se quiser ainda mais personalização, os pais poderão baixar conteúdo adicional do Google Play. 

Toda essa riqueza de conteúdo poderá ser personalizada por meio de filtros que indicam jogos, livros e vídeos de acordo com o interesse da criança. A personalização da experiência é ainda ampliada com a possibilidade de criar o próprio personagem para navegar no mundo do Kids Space. 

“O Kids Space se baseia na ideia de que crianças são exploradoras naturais e, quando a tecnologia lhes oferece acesso a conteúdo de qualidade, isso pode ser para elas uma experiência bastante enriquecedora, comenta Otavio Silva, gerente global de produtos Kids & Families do Google. “Desta forma, os pequenos podem, por exemplo, saber mais sobre seu dinossauro favorito, assistir a vídeos sobre como fazer uma receita simples e saborosa, ou descobrir novos passatempos e atividades”  

Inovação a partir do Brasil

O investimento em promover uma experiência saudável no começo da vida digital de crianças é prioridade há alguns anos no Google. Desde 2017, o app Family Link permite que os pais ajudem seus filhos a criarem hábitos digitais saudáveis enquanto aprendem, brincam ou jogam, sejam eles crianças ou adolescentes. Com a interface em seu próprio tablet ou smartphone, os pais ou responsáveis podem gerenciar remotamente o material que roda no aparelho de seus filhos. 

O aplicativo foi desenvolvido sob a liderança de engenheiros brasileiros do Centro de Engenharia de Belo Horizonte. Além do app, a equipe do Google no Brasil ajudou em iniciativas focadas em crianças e famílias, como a criação do selo ‘Aprovado por Professores’, do Google Play, e a implementação de recursos do Kids Space. 

De acordo com Bruno Diniz, engenheiro líder do time de Kids & Families do Google no Brasil, o lançamento do Kids Space marca a evolução de um projeto focado no desenvolvimento de soluções para o uso da internet pelas famílias. “Temos visto que os pais estão buscando mais do que apenas um recurso de controle parental; com tanto conteúdo disponível, eles também precisam de ajuda para encontrar conteúdos que tragam experiências enriquecedoras e envolventes para os seus filhos. Para isso, o Kids Space traz uma curadoria que seleciona aquilo que especialistas consideram como apropriado para as famílias”, finaliza.