Google quer ativar verificação em duas etapas automaticamente em 150 milhões de contas ainda em 2021 - Notícias Concursos

Google quer ativar verificação em duas etapas automaticamente em 150 milhões de contas ainda em 2021

Ao exigir que usuários adotem medidas mais rígidas, empresa espera aumentar segurança de acesso a contas e impedir ataques

O Google irá ativar a verificação em duas etapas (ou 2SV, na sigla em inglês) de modo automático nas contas de pelo menos 150 milhões de usuários. O objetivo é ampliar o rigor com a proteção de usuários e reforçar ainda mais as ações de segurança de senhas e logins. Como medida adicional, a empresa ainda vai exigir que pelo menos 2 milhões de criadores do YouTube ativem esse recurso.

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Segundo o Google, esse método é essencial em suas práticas de segurança e hoje funciona de forma simples para o usuário: o Google envia uma mensagem que pede apenas um clique no celular da pessoa, para que ela comprove a própria identidade antes de fazer login. Em maio, a empresa anunciou que passaria a configurar automaticamente contas com a verificação em duas etapas. 

Neste primeiro momento, apenas contas que dispõem de mecanismos adequados de backup serão incluídas no processo de ativação automática da camada adicional de segurança. É possível descobrir se sua conta tem as configurações necessárias, por meio da Verificação de Segurança do Google. 

O Google ainda afirma que a verificação em duas etapas é uma das formas mais confiáveis de evitar acesso não-autorizado a contas e redes. A 2SV é mais forte quando combina um elemento que a pessoa “conhece” (como uma senha, por exemplo) a um elemento que a pessoa “tem” (um celular ou um chaveiro com token). 

Proteção de privacidade em contas inativas

O Google também destacou outras soluções de segurança que tem desenvolvido para proteger seus clientes. Com o Gerenciador de Contas Inativas, por exemplo, o usuário consegue garantir a preservação das suas informações pessoais e impede ataques que possam ser realizados a partir desses perfis. A configuração visa oferecer uma solução para contas abandonadas ou inativas em razão do falecimento do usuário. 

Ao se inscrever no Gerenciador, o usuário deve definir três questões importantes: o momento em que a conta deve ser considerada inativa, quem deve ser avisado e o que deve ser compartilhado em tal situação e se a conta pode ou não ser deletada. 

É possível escolher entre três, seis, 12 ou 18 meses sem nenhuma atividade para que o Google tome algumas medidas em relação à conta. O Google mandará um aviso um mês antes do prazo escolhido pelo usuário, por meio de uma mensagem de celular e de um e-mail enviado para um endereço fornecido pela pessoa. 

Caso o usuário deseje que a Conta Google inativa seja deletada, após o período selecionado, o Google pode deletar todo o conteúdo ou enviá-lo para os contatos que a pessoa escolher. O usuário pode escolher até 10 pessoas que o Google deverá avisar depois que a conta se tornar inativa (elas não serão notificadas no momento em que essa opção for configurada). 

Outra curiosidade é que o dono da conta também pode conceder a essas pessoas acesso a parte de seus dados. A lista pode incluir coisas como fotos, contatos, e-mails, documentos e outros dados específicos que o usuário decidiu compartilhar com aqueles contatos. Os contatos de confiança terão até três meses para baixar os dados. Depois disso, eles serão excluídos. 

Outras medidas de segurança

A empresa também diz estar à frente na criação de chaves de segurança, uma outra forma de autenticação que exige que o usuário clique na chave quando há uma tentativa suspeita de login. Para aumentar o acesso ao recurso, o Google desenvolveu o aplicativo Google Smart Lock, levando o recurso diretamente para dentro dos celulares Android e aparelhos Apple. Atualmente, mais de dois bilhões de aparelhos fazem uso da tecnologia. 

O Google verifica, todos os dias, a segurança de pelo menos um bilhão de senhas para proteger contas contra invasão. Por meio do Gerenciador de Senhas, ferramenta presente ‘de fábrica’ no Chrome, nos aparelhos Android e no Google App, o usuário pode armazenar de modo fácil senhas usadas para login em sites e aplicativos na web. Com ele, fica mais fácil criar e usar senhas fortes e únicas para cada aparelho do usuário – sem a necessidade de lembrar ou repetir nenhuma delas. 

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