O Google Maps é uma ferramenta de localização utilizada pela grande maioria das pessoas. Por meio dela, é possível ter acesso a uma série de informações, como contato de estabelecimentos, horário de funcionamento, fotos, entre outros.
Recentemente, a ferramenta lançou uma nova funcionalidade, que pode ajudar os viajantes de plantão na hora de programar os seus roteiros e aproveitarem o melhor das cidades turísticas do país.
Neste texto, apresentamos mais detalhes sobre a ferramenta de visualização imersiva. Continue lendo e saiba mais!
Entenda como funciona a funcionalidade de Visualização Imersiva
Como o próprio nome nos dá a entender, a função de visualização imersiva permite que o usuário faça verdadeiros “passeios imersivos on-line” na hora de conhecer um pouco mais sobre um determinado ponto turístico.
Dessa maneira, é possível ter acesso a informações mais precisas e visuais de determinados lugares, o que é realmente relevante e importante para quem vai viajar para um lugar que não conhece.
Por meio da imersão é possível, praticamente, ter uma visão semelhante a que você teria se estivesse caminhando na rua. Além disso, é possível escolher até mesmo o horário e o clima do dia, podendo explorar os pontos turísticos na chuva, no sol, de dia ou de noite.
Tudo isso contribui para uma experiência próxima à realidade, que faz com que os usuários tenham cada vez mais contato com a realidade de determinados pontos turísticos. Na prática, é como viajar sem sair de casa.
Como a ferramenta consegue fornecer essa viagem imersiva?
Para os amantes da tecnologia, uma pergunta que pode surgir é: como a ferramenta consegue disponibilizar esse tipo de efeito? Basicamente, as imagens que são geradas para a imersão nos pontos turísticos são desenvolvidas por meio da combinação de bilhões de fotos que o Google tem em seu arsenal.
Dessa maneira, uma ferramenta de Inteligência Artificial é capaz de unir todas essas imagens formando as cenas tridimensionais, que permite que os usuários passeiem e façam verdadeiras viagens nos cartões-postais do Brasil.
Como usar a ferramenta de Visualização Imersiva?
Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que nem todas as cidades ou pontos turísticos já apresentam essa funcionalidade. Aos poucos, o Google vem implementando o seu leque de possibilidades. Por ora, você pode abrir o Google Maps e clicar no ícone da ferramente “Immersive View”.
Em seguida, basta escolher o lugar que você deseja visitar, além de configurar o tempo, como dia de sol, por exemplo. Conheça os pontos que já estão disponíveis:
Brasília
- Catedral de Brasília;
- Congresso Nacional;
- Memorial JK;
- Museu Nacional da República;
- Palácio do Itamaraty;
- Palácio do Planalto;
- Entre outros.
Fortaleza
- Catedral Metropolitana de Fortaleza;
- Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura;
- Estátua de Iracema Guardiã.
Rio de Janeiro
- Aqueduto da Carioca;
- Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro;
- Cristo Redentor;
- Maracanã;
- Museu de Arte Contemporânea de Niterói;
- Entre outros.
São Paulo
- Catedral de São Paulo;
- Mercado Municipal de São Paulo;
- Museu Catavento;
- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand;
- Palácio do Itamaraty;
- Palácio do Planalto;
- Prédio Altino Arantes;
- Entre outros.
Agora é só explorar todas as possibilidades on-line e descobrir mais sobre o seu próximo destino turístico!