O Google anunciou nesta terça-feira (30) o lançamento do FLoC (Federated Learning of Cohorts), que traduzindo significa “aprendizagem federada de coortes”, uma parte crucial do seu projeto desenvolvido para o navegador Google Chrome.
O FLoC é uma nova alternativa para o tipo de cookie normalmente utilizado pelas empresas de tecnologia, publicidade e marketing na internet.
Diferente de outros cookies, O FLoC analisa o comportamento de navegação do usuário para colocá-lo em um grupo de pessoas com interesses semelhantes.
Do modo geral, essa tecnologia permite que os anunciantes mostrem os seus anúncios mais relevantes sem permitir que os profissionais de propaganda consigam identificar o usuário de modo específico.
O dispositivo possibilita que o usuário se esconda numa multidão de outras pessoas na internet com interesses semelhantes. Tudo o que o navegador faz é somente exibir o ID e todo o histórico de navegação de quem está acessando uma determinada página.
Qual o objetivo do Google com o novo cookie?
O plano do Google é escalar globalmente a sua marca com o intuito de atingir o maior número de pessoas na internet, mas por enquanto nenhum teste no Google Chrome foi realizado na Europa.
A preocupação da empresa reside no fato de que ainda há diversas regulamentações de privacidade em cada parte do continente e ainda não se sabe ao certo como isso ocorrerá nos demais países do mundo, como aqui no Brasil, por exemplo.
Outro ponto importante diz respeito ao desequilíbrio causado por essa alternativa a muitos dos sistemas de publicidade online existentes na web.
Embora os dados preliminares do Google sejam positivos para empresas, os anunciantes preferem atingir os usuários de modo individual.
O Google ainda observa que, assim como os seus concorrentes, os seus próprios produtos de publicidade estarão sujeitos ao FLoC e aos IDs no ecossistema de anúncios.
O Google está em guerra com as leis de proteção à privacidade?
Na verdade, essa é uma questão relevante para o Google, pois está diretamente ligada à sua credibilidade e autoridade para com os usuários na web.
Todos aqueles que defendem as leis de privacidade dizem que o FLoC tornará o público mais vulnerável ao desejo das empresas de publicidade. Esse é um problema com o qual a empresa está procurando lidar com muita atenção e cautela.
Enquanto os usuários continuam preferindo apenas navegar na web sem o incômodo de anúncios, os administradores de sites por todo o mundo continuam a contar com a receita de publicidade para financiar suas páginas.
Com iniciativas polêmicas como essa, os desenvolvedores do Google sabiam que não agradariam a todos. Existe uma linha tênue que separa a empresa das demais.
E embora outros fornecedores de navegadores possam bloquear anúncios e cookies de terceiros, a função do Google no atual sistema de publicidade torna o processo bem mais complexo.
É importante notar também que o FLoC, assim como outras iniciativas de privacidade do Google, ainda está em desenvolvimento.
A empresa diz que a ideia fundamental é aprender com esses testes iniciais e desenvolver o projeto de acordo com as necessidades do público e o fluxo de dados na internet.