Economia

Golpe do saque extraordinário: bandidos usam aplicativos falsos para roubar dados

De acordo com o site da caixa econômica federal, o Saque Extraordinário do FGTS está determinado para começar em 20 de abril, encerrando dia 15 de junho, numa quarta-feira.

O trabalhador tem direito de sacar até R$ 1 mil. O valor considera os saldos existentes tanto nas contas do FGTS, tanto as ativas como nas inativas.

A caixa irá abrir automaticamente uma Conta Poupança Social Digital para os trabalhadores e pela qual o dinheiro será creditado. O saque deverá ser feito por meio do aplicativo Caixa Tem.

Na serta-feira (08/04) foi liberada a consulta aos valores por intermédio do aplicativo do FGTS que foi atualizado com as informações e processos para aderir ao saque extraordinário e proceder a consulta dos valores disponíveis.

Contudo, com a novidade, bandidos já começaram a atuar disponibilizando falsas plataformas na internet a fim de aplicar golpes virtuais.

Ao baixar o aplicativo falso, o usuário também poderá inserir seus dados pessoais e redes de contato que poderão ser utilizados pelos golpistas.

Confira tambeém: Saque do FGTS: onde investir?

 

Como não cair nos golpes

  • Confira o desenvolvedor do aplicativo. Quando você procura o aplicativo nas plataformas virtuais, logo abaixo vem especificado quem é o desenvolvedor. Confira se  aplicativo é da Caixa Econômica Federal. Para evitar qualquer problema, o ideal é acessar o site da própria instituição e pegar o link para o download no site oficial. Com esse link você vai para a loja virtual e baixa o programa da própria instituição de forma segura;
  • Não abrir links. A CAIXA sempre avisa que não envia mensagens pedindo senhas ou dados com informações pessoais. Links também não são enviados pela instituição federal. Fique atendo a pedidos confimação de acesso do dispositivo por meio de WhatsApp, e-mail ou SMS, a caixa não faz esse tipo de procedimento;

 

Se você baixou um aplicativo falso, a recomendação é desinstalá-lo imediatamente. Fique atento se também já compartilhou informações pessoais e adicione todos os seus bancos informando o ocorrido. É possível que você seja alvo de ataques virtuais buscanodo roubar senhas de bancos ou mesmo podem tentar extorquir seus contatos com falsas mensagens.