Economia

‘Golpe do mecânico’ veja como funciona

Um crime tem sido aplicado pelo país e vem fazendo cada vez mais vítimas: o chamado golpe do mecânico. Cair neste tipo de golpe pode ser mais fácil do que parece, por isso, é importante ficar atento e entender como o golpe funciona.

NOVO Golpe do Twitter engana usuários

Ao final do texto, compartilhe com outros amigos e familiares, para ajudá-los a não cair neste golpe que vem se espalhando.

Golpe do mecânico: como funciona?

O golpe do mecânico se inicia com um suposto mecânico te abordando no trânsito e dizendo que o seu carro está com problema e até que pode ter caído uma peça. Neste momento muitas pessoas confiam no golpista e deixam que o carro seja examinado.

Na sequência,  o golpista pode, por exemplo, desligar o fio da bateria e á aí que o carro realmente apresenta defeito. Depois disso, o suposto mecânico realiza o conserto e acaba cobrando muito mais.

Muitas vezes a única coisa que ele faz é religar o fio da bateria ou então o que ele mesmo desligou para acusar suposto defeito.

Em um caso, relatado pelo G1, o criminoso chegou a cobrar R$ 3.998,00 por uma suposta peça. “Ele me acompanhou até o banco, onde saquei R$ 4,5 mil. Ele ficou com o dinheiro inteiro – disse que a diferença era o serviço, a mão de obra”, contou uma vítima.

 

Como se proteger?

1.  Evite consertar seu veículo em mecânicos desconhecidos

Apesar de imprevistos acontecerem, consertar seu veículo em qualquer mecânico pode lhe custar caro, como manutenção inflacionada, além de problemas em outros locais do carro.

2. Desconfie quando afirmarem que seu carro está quebrado

O golpe tem sido facilmente aplicável porque muitas pessoas acabam se convencendo pelas palavras do golpista e nem chegam a se questionar se o estranho que a acabou de abordá-la de fato é mecânico.

3. Antes de consertar o veículo faça um orçamento

Mesmo que precise consertar seu veículo na rua, não aceite qualquer manutenção sem um orçamento. Realizar o conserto e depois pagar pode sair caro.

4. Faça revisões periódicas e evite problemas com seu carro

Outra forma de evitar este tipo de golpe é fazer revisões no seu veículo, pode até ser que tenha que parar por algum barulho, mas problemas serão menos frequentes se comparados a quem não realiza acompanhamento periódico do veículo.

5. Sempre desconfie de abordagens no trânsito

Não confie na primeira informação que você recebe de um desconhecido, mesmo que pareça convincente.

6. Avise amigos e familiares deste tipo de golpe

Conhecer este golpe é fundamental para evitá-lo e ficar mais alerta no trânsito, por isso, compartilhe essa notícia com outras pessoas.