Notícias

GOLPE do falso atendimento Nubank: Veja como se proteger!

Nos últimos meses, algumas usuários têm se queixado do golpe do falso atendimento Nubank, que tem colocado a vida financeira de muita gente em risco. Esse golpe pode parecer muito sutil no começo, mas existem fatores que podemos observar para não cairmos na lábia de pessoas mal intencionadas. Saiba mais lendo este texto.

Fique atento ao golpe do falso atendimento Nubank. Foto: Canva.

O que é e como acontece o golpe do falso atendimento Nubank?

O golpe do falso atendimento Nubank, como o próprio nome nos dá a entender, consiste em um golpe no qual um criminoso entra em contato com a sua vítima, se passando pelo banco, para conseguir coletar informações sensíveis, como dados bancários, senhas, entre outros.

Em um primeiro momento, o atendimento pode realmente parecer real, devido à abordagem feita pelos criminosos. Normalmente, eles entram em contato via ligação por telefone, mas também há situações em que mandam e-mail e até mesmo chamam a vítima em plataformas de mensagens, como o WhatsApp.

Uma vez que entram em contato, começam a persuadir a vítima. Atualmente, os golpistas têm usado diversas desculpas para conseguir coletar informações importantes. Eles podem solicitar a senha do app e o CPF da pessoa, alegando que é um protocolo de segurança ou que o cliente deve indicar essas informações para receber algum benefício.

Além desses dados, os criminosos também podem solicitar os chamados “códigos de segurança”, que são enviados no e-mail sempre que tentamos conectar a nossa conta Nubank em um novo dispositivo móvel.

Acontece que se a vítima passa esse código de segurança para os criminosos, ela dá margem para que essas pessoas mal intencionadas conectem a conta em outro dispositivo, liberando a possibilidade de fazer transações sem autorização do titular, por exemplo.

Atenção ao golpe do falso atendimento Nubank! Foto: Canva.

Como se proteger do golpe do falso atendimento Nubank?

Infelizmente, o golpe do falso atendimento Nubank tem feito diversas vítimas. Algumas pessoas podem ter mais dificuldades de detectar o golpe, o que facilita o processo de rouba de dados importantes. Porém, hoje listamos algumas dicas que podem ajudá-lo a evitar esse tipo de problema:

  • Lembre-se de que o Nubank nunca irá solicitar a sua senha ou qualquer dado sensível durante um atendimento, independentemente de esse atendimento ocorrer via telefone, WhatsApp, e-mail, etc.
  • Jamais passe essas informações para uma pessoa que você não conhece.
  • Nunca faça uma transação com a expectativa de que receberá um valor maior de volta. Se alguém tem solicitado transações para que você possa “ganhar dinheiro”, entre em contato com as autoridades locais.
  • Desconfie de pedidos de informações que são feitos com urgência. Na dúvida, desligue o telefone, aguarde ao menos 30 minutos e ligue diretamente para o número oficial do banco.
  • Nunca clique em um link que é enviado via e-mail, WhatsApp ou por meio de plataformas não oficiais. Sempre desconfie dos links!

Seguir essas dicas é crucial para evitar o golpe do falso atendimento Nubank. Fique atento a esses fatores e em caso de dúvidas procure os canais de atendimento oficiais, como o próprio chat dentro do app.