Economia

GMM: proposta de modernização das atividades do grupo de monitoramento

Conforme informações oficiais do Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), em 2021 foi realizada virtualmente a segunda reunião do ano do Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM)

GMM: proposta de modernização das atividades do grupo de monitoramento

Conforme informações oficiais, participaram do evento as delegações da Argentina (como presidência pro tempore, PPTA), Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia (estado em processo de adesão), Colômbia e Equador (estados associados). No encontro, os países debateram uma nova proposta de modernização das atividades do Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), com o objetivo de tornar o papel do grupo mais eficiente e valorizado. 

A reunião busca promover o alcance do diálogo macroeconômico entre os países membros

Dessa forma, busca promover o alcance do diálogo macroeconômico entre os países membros, bem como fornecer ferramentas de análise úteis para a tomada de decisões de ministros e presidentes de bancos centrais da região, informa o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM). 

Foram analisadas as medidas de política fiscal e monetária

Da mesma forma, foram analisadas as medidas de política fiscal e monetária adotadas pelos países para fazer frente aos impactos da COVID-19 em suas economias. Para isso, o PPTA compilou o material enviado pelas delegações em um formato homogêneo, para que uma análise comparável pudesse ser realizada em nível regional. 

Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL)

Nesse contexto, também foram revisadas as conclusões do seminário organizado pelo GMM, pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e diversas figuras acadêmicas. Neste evento, os palestrantes analisaram o contexto particular que a região atravessa como consequência da pandemia, bem como os desafios e oportunidades para alcançar uma recuperação sustentável e resiliente na região. 

A situação das economias nacionais nos últimos meses

As delegações também fizeram apresentações sobre a situação local, nas quais compartilharam seus pontos de vista sobre a situação das economias nacionais nos últimos meses no contexto da pandemia.

Vale ressaltar que essa reunião foi feita de forma online no de 2021, ainda não foi divulgada a data da reunião que será feita neste ano, 2022. De acordo com as diferentes apresentações, as economias da região estão em um processo de recuperação que ocorre de forma desigual no nível setorial.

Reunião de Ministros da Economia e Presidentes de Bancos Centrais

Por fim, foram definidos os preparativos para a Reunião de Ministros da Economia e Presidentes de Bancos Centrais, que ocorreu no dia 5 de julho, conforme informações oficiais do Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM).