Gestão Participativa – Atendimento e Satisfação do Cliente
Área de atendimento e a imagem da empresa junto ao cliente
A área de atendimento de uma empresa na atualidade é uma representação da imagem da empresa para o cliente. Por isso, precisa ser amparada pela gestão de marketing digital, vendas e comercial. Bem como, é importante que todas as áreas que possuem algum tipo de contato com o cliente trabalhem de forma direcionada.
Isso porque a imagem da empresa é feito o tempo todo, principalmente no mercado atual, onde uma insatisfação do cliente pode gerar muitos retornos negativos. Haja vista que é possível reclamar na internet e essa reclamação pode ser replicada, ao passo que a gestão da empresa não possui o controle desses fatores externos.
Necessidade atendida e gestão holística
Por isso, é melhor evitar esse tipo de situação, fazendo uso de estratégias que realmente atendam a necessidade do cliente. Sendo assim, uma troca de ideias entre os gestores de todas as áreas que se envolvem com o cliente pode ser de grande valia para todos os envolvidos.
Gestão participativa e processos otimizados
Sendo assim, é importante que uma empresa tenha uma gestão participativa, faça reuniões brainstorming, por exemplo. De forma que quebre as suas com barreiras de comunicação interna. Assim sendo, o cliente sempre será amparado por todas as áreas, ao passo que a satisfação do cliente se torne uma objetividade de todos.
Dessa maneira, quando o cliente chegar no atendimento terá seus processos otimizados pelo setor, bem como o nível de reclamação tende a diminuir. Por isso, é importante que todos se comprometam com a imagem, a cultura da empresa e a sua real missão num processo de busca continua.