A gestão de uma empresa na era digital deve ser feita de maneira estratégica e direcionada, considerando diversas vertentes referentes ao valor da marca.
É necessário para o empreendedor adaptar a gestão para o porte da empresa, de modo que possa crescer de forma escalável e rentável. Sendo assim, ferramentas como a matriz Swot e a análise Pest podem ser de grande valia para essa finalidade.
A gestão estratégica contempla o estudo de mercado e as metas da empresa, de modo que os fatores externos sejam considerados para o direcionamento dos fatores internos; criando assim um ciclo positivo de análises e de projetos, evitando que a empresa invista em produtos que tendem à obsolescência.
Uma ferramenta estratégica na gestão permite que o empreendedor direcione seus projetos, evitando criar círculos contraproducentes; o que pode ser de grande valia para o crescimento de uma marca, independentemente do seu porte ou segmento no mercado atual.
É necessário para uma empresa se destacar positivamente na era digital, amparando todo o fluxo de compra do cliente. Sendo assim, ao elevar o volume de vendas, a empresa deve comportar essa elevação através de uma gestão assertiva do seu estoque e do acompanhamento em tempo real de sua logística, garantindo que o cliente receba o produto dentro do prazo estipulado, evitando a insatisfação do cliente.
Uma vez que um cliente insatisfeito na era digital pode expor a sua insatisfação de forma ampla na internet, criando um ciclo de difícil reversão.
A insatisfação do cliente atual impacta diretamente a imagem da marca no mercado. Por isso, os ciclos devem ser considerados de maneira interdependentes; já que uma ação contempla outra.
Por conseguinte, todas as ações impactam a imagem da marca e a entrega feita ao cliente final. Portanto, uma gestão atual deve ser holística, dinâmica e direcionada para que a empresa possa gerar valor organicamente dentro do mercado e crescer em pouco tempo de atuação.
Assim sendo, é necessário para o empreendedor investir em estratégias de gestão e em ferramentas tecnológicas, bem como, a gestão deve realizar pesquisas frequentes sobre os fatores que impactam o poder aquisitivo do cliente, como a economia; e os fatores que impactam o desejo de compra do cliente, como a concorrência. Dessa forma, a empresa se torna estrategicamente preparada para lidar com o mercado atual.