A estratégia empresarial abrange aspectos na era digital, já que a gestão de uma empresa deve considerar o mercado e sua volatilidade quando da elaboração de seus projetos, bem como pode ser viável ajustar projetos que estejam em andamento.
Uma empresa na era digital deve prezar pela otimização dos seus processos. Sendo assim, investir em tecnologia e estudar o mercado são fatores que impactam positivamente a gestão de uma empresa, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.
Adaptar estratégias é uma possibilidade viável dentro do fluxo operacional da era digital, já que novas tecnologias trazem novas necessidades para o cliente, tornando obsoletas marcas conceituadas.
A matriz Swot é um exemplo de ferramenta mercadológica administrativa que pode ser adaptada para a gestão de uma empresa de pequeno porte. Visto que a ferramenta permite um estudo abrangente do mercado, considerando os fatores externos e o direcionamento dos fatores internos da empresa.
Sendo assim, é viável que o empreendedor estude esse modelo de estratégia para não ficar aquém do potencial. Por isso, nenhum posicionamento estratégico atual é estatístico.
A tecnologia pode modificar o fluxo do mercado, visto que um produto pode substituir vários outros. Sendo assim, se manter atualizado quanto ao que o mercado oferece ao seu público, bem como, quanto ao que a tecnologia oferece ao seu concorrente, é de extrema valia para o direcionamento estratégico de uma marca.
O investimento em tecnologias na gestão pode otimizar processos relevantes e facilitar o atendimento ao cliente, quebrando barreiras no que tange a comunicação empresarial e facilitando o posicionamento da marca no mercado.
Sendo assim, a gestão estratégica comporta diversos objetivos da empresa, bem como complementa valores tradicionais no que tange as entregas feitas ao cliente. Portanto, não há apenas uma forma de realizar a gestão estratégica, visto que um conjunto de fatores são relevantes para que a marca não fique aquém do seu potencial de mercado.
Sendo assim, ao elevar as ações de marketing digital, por exemplo, a empresa deve corroborar essa ação por meio de uma correta gestão de estoque, logística e atendimento, considerando que a demanda pode ser elevada em todos os aspectos.
Dessa forma, a gestão holística faz parte de uma gestão estratégica no fluxo empresarial, visto que um projeto impacta outro e todos os fatores impactam o resultado da marca dentro do mercado atual.