A gestão de uma empresa deve ser feita de forma holística, por isso, o capital humano deve ser valorizado através de uma correta gestão de pessoas, independentemente do porte da organização.
É comum que empresas de pequeno porte abdiquem da gestão de pessoas, pois, muitas vezes, não possuem orçamento para contemplar a necessidade de direcionar e reter talentos. Contudo, é possível que a gestão de pessoas seja adaptada ao porte da empresa, de modo que, conforme o crescimento da organização, esse planejamento seja revisto.
A abrangência da gestão de pessoas pode facilitar o fluxo para a gestão de uma empresa de pequeno porte. Visto que é possível gerir pessoas na rotina atual e nas projeções em longo prazo, implementado benefícios e considerando um planejamento de carreira para o colaborador.
A flexibilização de horários, campanhas motivacionais, comemorações sazonais e premiações, são possibilidades que não geram custos elevados para a empresa e que, de forma geral, agradam o seu funcionário, contribuindo para um clima organizacional positivo para todos.
Além disso, a empresa pode criar parcerias com outras empresas para beneficiar os funcionários através de descontos relacionados a produtos ou serviços como academias, cursos, salão de beleza, cinema etc.
Um sistema ERP também pode auxiliar a gestão de pessoas por diversas vertentes. Já que, ao otimizar os fluxos internos, o capital humano pode ser direcionado para outras atividades, bem como, essa é uma maneira de acompanhar os indicadores de desempenho de equipes ou de forma individual, considerando um planejamento de cargos e salários, por exemplo.
As reuniões brainstorming também são viáveis para a gestão de pessoas dentro de uma empresa de pequeno porte. Uma vez que é possível entender as ideias e verificar a necessidade de implementá-las.
Além disso, esse tipo de interação é viável para o clima na rotina da empresa. Visto que permite uma boa fluidez de ideias entre gestores e equipes, considerando a necessidade de uma informação direta e positiva.
Portanto, realizar uma gestão de pessoas de forma adaptada à cultura e ao crescimento da empresa cria um clima organizacional positivo internamente e impacta positivamente o cliente; já que todos os fluxos internos de uma empresa impactam a maneira como o cliente recebe o produto ou serviço.