A gestão de competências é uma forma de administrar as capacidades dos profissionais, claro que essa é uma maneira intangível de administrar as competências dos funcionários.
De maneira sucinta, podemos dizer que se trata de um gerenciamento que visa alinhar as competências dos funcionários de forma objetiva.
Podemos dizer que a gestão por competências busca nivelar as equipes. Entretanto, esse nivelamento ocorre quando falamos de cargos próximos.
É como se numa área da empresas as pessoas que ocupam funções parecidas, estivessem no mesmo nível no que tange às suas capacidades.
Dentro dessa ideia, as equipes teriam uma proximidade quanto às habilidades, ou ainda, através da gestão de competências as equipes seriam complementadas entre si.
Sendo assim, alinhando as competências de todos os envolvidos, para que as habilidades necessárias para a ação fossem unificadas.
Para que esse alinhamento ocorra de forma assertiva, existem ferramentas para que se faça essa gestão, como por exemplo:
Dessa forma, as equipes seriam formadas com o alinhamento das competências, o que otimiza as tarefas de rotina, e planejamentos estratégicos.
Entretanto, algumas variáveis humanas e questões de personalidade podem ser agregadas a essa gestão.
Algumas empresas realizam as contratações baseadas nesses mapeamentos para evitar conflitos dentro das equipes. Ainda esses dados podem servir de base para um planejamento de remuneração por competências.