A gestão de competências pode trazer grandes resultados para a sua corporação. É por meio dela que você conseguirá investir no desenvolvimento de pessoas e poderá construir um gestão mais organizada e efetiva.
Quer saber por onde começar? Quer entender o que é a gestão de competências? Então acompanhe este texto até o fim. 😉
O que é gestão de competências?
A gestão de competências nada mais é do que uma estratégia usada para mapear quais são as habilidades necessárias para que o seu negócio funcione da melhor forma. Esse mapeamento ajuda na hora de desenvolver um time forte e focado, permitindo um crescimento mútuo.
Como fazer a gestão de competências?
Mas como fazer essa gestão? Quais são os passos necessários para que todo o time se desenvolva da melhor maneira possível?
Abaixo listamos algumas considerações que podem ser o seu ponto de partida na sua gestão de competências:
1. Mapeie as competências essenciais para a sua empresa funcionar bem
O primeiro passo é mapear, com cuidado, todas as competências necessárias para que a sua empresa tenha um bom funcionamento.
Mas o que isso quer dizer na prática? Quer dizer que você deve ter todo um cuidado para fazer uma pesquisa profunda de todas as demandas diárias presentes na sua corporação.
A nível de exemplo, imagine que você tem um restaurante. Agora, comece a avaliar quais são todas as competências necessárias para que ele funcione da melhor forma. Veja exemplos:
- É preciso saber cozinhar bem, para oferecer pratos saborosos para os seus clientes.
- Também é preciso oferecer um bom atendimento, para que as pessoas se sintam acolhidas e bem recebidas no seu restaurante.
- Competências relacionadas às finanças também devem estar presentes nos colaboradores que cuidam dessa parte.
- E assim por diante.
Faça um mapa robusto com todas as competências, sempre anotando ao lado o cargo a que ela se refere. No caso de saber cozinhar, por exemplo, você pode anotar “chef” e “auxiliar de cozinha”.
2. Identifique o que a sua equipe não tem
Depois de fazer toda a sua pesquisa de competências, é hora de avaliar o seu time. Quais dessas habilidades profissionais estão em falta na sua equipe? Quais delas estão deixando a desejar no dia a dia de trabalho?
Analise isso com muito cuidado! Talvez você precise de alguns dias para conseguir construir uma boa análise. E não tenha pressa nesse sentido. Faça um mapeamento qualificado, a fim de tomar as medidas cabíveis mais tarde.
3. Faça um plano de treinamento e desenvolvimento
Por fim, baseando-se em toda a sua análise e nas suas pesquisas, é hora de traçar um plano de treinamento e desenvolvimento.
Quais são as competências que devem ser desenvolvidas? Quais colaboradores precisam receber esse tipo de desenvolvimento? E quais serão as ações de treinamento que você colocará dentro da sua empresa?
Avalie isso tudo com muito cuidado. E vá sempre acompanhando os resultados e mantendo a gestão de competências sempre em dia. Ou seja, depois do treinamento, refaça as etapas da gestão com uma certa frequência, sempre aprimorando o seu time e deixando tudo mais fluido e organizado.