Gestão de competências: o que é, o objetivo e como fazer

Gestão de competências: o que é, o objetivo e como fazer

gestão de competências pode trazer grandes resultados para a sua corporação. É por meio dela que você conseguirá investir no desenvolvimento de pessoas e poderá construir um gestão mais organizada e efetiva.

Quer saber por onde começar? Quer entender o que é a gestão de competências? Então acompanhe este texto até o fim. 😉

O que é gestão de competências?

A gestão de competências nada mais é do que uma estratégia usada para mapear quais são as habilidades necessárias para que o seu negócio funcione da melhor forma. Esse mapeamento ajuda na hora de desenvolver um time forte e focado, permitindo um crescimento mútuo.

Como fazer a gestão de competências?

Mas como fazer essa gestão? Quais são os passos necessários para que todo o time se desenvolva da melhor maneira possível?

Abaixo listamos algumas considerações que podem ser o seu ponto de partida na sua gestão de competências:

1. Mapeie as competências essenciais para a sua empresa funcionar bem

O primeiro passo é mapear, com cuidado, todas as competências necessárias para que a sua empresa tenha um bom funcionamento.

Mas o que isso quer dizer na prática? Quer dizer que você deve ter todo um cuidado para fazer uma pesquisa profunda de todas as demandas diárias presentes na sua corporação.

A nível de exemplo, imagine que você tem um restaurante. Agora, comece a avaliar quais são todas as competências necessárias para que ele funcione da melhor forma. Veja exemplos:

  • É preciso saber cozinhar bem, para oferecer pratos saborosos para os seus clientes.
  • Também é preciso oferecer um bom atendimento, para que as pessoas se sintam acolhidas e bem recebidas no seu restaurante.
  • Competências relacionadas às finanças também devem estar presentes nos colaboradores que cuidam dessa parte.
  • E assim por diante.

Faça um mapa robusto com todas as competências, sempre anotando ao lado o cargo a que ela se refere. No caso de saber cozinhar, por exemplo, você pode anotar “chef” e “auxiliar de cozinha”.

2. Identifique o que a sua equipe não tem

Depois de fazer toda a sua pesquisa de competências, é hora de avaliar o seu time. Quais dessas habilidades profissionais estão em falta na sua equipe? Quais delas estão deixando a desejar no dia a dia de trabalho?

Analise isso com muito cuidado! Talvez você precise de alguns dias para conseguir construir uma boa análise. E não tenha pressa nesse sentido. Faça um mapeamento qualificado, a fim de tomar as medidas cabíveis mais tarde.

3. Faça um plano de treinamento e desenvolvimento

Por fim, baseando-se em toda a sua análise e nas suas pesquisas, é hora de traçar um plano de treinamento e desenvolvimento.

Quais são as competências que devem ser desenvolvidas? Quais colaboradores precisam receber esse tipo de desenvolvimento? E quais serão as ações de treinamento que você colocará dentro da sua empresa?

Avalie isso tudo com muito cuidado. E vá sempre acompanhando os resultados e mantendo a gestão de competências sempre em dia. Ou seja, depois do treinamento, refaça as etapas da gestão com uma certa frequência, sempre aprimorando o seu time e deixando tudo mais fluido e organizado.

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