A gestão de competências e habilidades é um ponto importante no processo de recrutamento e seleção, sendo uma gestão necessária no planejamento de recursos humanos da organização.
As habilidades sociocomportamentais são relevantes para o mercado, por isso, é um ponto relevante no processo de recrutamento e seleção. No entanto, é fundamental que essa gestão seja feita na rotina empresarial, de modo que a empresa possa elaborar outras ações e um plano de carreira. Além disso, uma empresa que realiza a devida gestão de competências e habilidades pode reter seus talentos de forma orgânica.
Há muitas formas de realizar essa gestão, uma delas é analisando as competências e as habilidades periodicamente, evidenciando os pontos que requerem melhoria, ressaltando também os pontos positivos.
Essa avaliação pode ser feita de forma individual ou por equipe, bem como, pode ser aplicada por um gestor ou pelo setor de recursos humanos; isso depende da cultura da empresa, considerando o seu porte e seus objetivos. Além disso, é importante refazer essa análise periodicamente, de acordo com avaliação interna.
Veja um exemplo da análise de competências e habilidades, considerando as evidências analisadas:
Da mesma forma, é possível obter clareza sobre as habilidades envolvidas e evidenciá-las, amparando o processo de recrutamento e seleção, bem como, direcionando processos internos e um possível planejamento de carreira. Confira um exemplo de avaliação de habilidades e evidências:
Sendo assim, a gestão de recursos humanos da empresa pode realizar avaliações periódicas, evidenciando os pontos positivos e os pontos que requerem melhoria.
Dessa forma, poderá direcionar ações internas e aumentar o nível dos processos internos, otimizando o fluxo de recrutamento e seleção. Além disso, há ferramentas que automatizam esse fluxo, sendo possível que a empresa otimize todos os processos de recursos humanos por meio de investimentos em tecnologias de gestão.