Conheça as nuances do processo de criação de uma marca
Quando pensamos em marcas, pensamos em logotipos, slogans, ou qualquer outro atributo que nos remetam ao nosso padrão de consumo.
Conceito de marca
Entretanto, há um conceito pré-definido do conceito do que é uma marca. A AMA (American Association Marketing) definiu que uma marca é um termo, símbolo, desenho, nome ou o conjunto combinado desses elementos que possuem a função de identificar os bens ou serviços de um fornecedor e diferenciá-lo dos concorrentes.
Contestações desse conceito
Entretanto, essa definição está sendo contestada desde o ano 2005, por alguns autores que questionavam, já na época, se uma marca é um nome, ou ainda, se basta ter um símbolo para que se tenha uma marca?
Se há 15 anos esses fatores já estavam sendo questionados, atualmente, em plena era do marketing digital, essa definição pode ser vista como complementar, não como exata.
Os primeiros questionamentos a respeito desse conceito de marca, é o fato de que não resolve para uma empresa ter um nome se não se for lembrada, ou seja, ter nome, desenho, logotipo não garante destaque no mercado.
Objetivo da marca
O principal objetivo de uma marca é diferenciar o produto dos concorrentes, ajudando a criar uma imagem mental para o cliente, e ainda, transferir atributos de outros produtos para a mesma marca.
Por conta de todas essas “obrigações” vinculadas a uma marca, que grandes empresas possuem uma área de Gestão de Marca, uma vez que uma série de fatores interferem no conceito da marca, principalmente quando pensamos em marketing digital.
Ideal de uma marca
O ideal é que uma marca se torne tão forte no mercado que seja difícil para o consumidor diferenciar a marca dos produtos representados por elas.
Como ir ao mercado e procurar sabão em pó OMO e não pensar em outro, ou ainda comprar o lançamento da Nestlé, porque você gosta de todos os produtos dessa marca.
A marca representa a empresa e o seu crescimento, e por isso dentro do Marketing deve ser cuidada e gerida de forma estratégica.