Para uma boa gestão comercial, é necessário um planejamento. Mas, mais importante que fazer um planejamento de vendas, é fazer ele funcionar certo?
O plano de vendas te da apoio em muitas situações inclusive te ajuda a saber o que você precisa fazer para aquele cliente finalmente feche a compra.
Para um controle maior dos seus clientes, hoje em dia, existem opções de sistemas que guardam todos os dados deles, possibilitando que analise individualmente cada situação.
O importante é que esses clientes sejam leads qualificadas, ou seja, que você realmente tenha certeza que ele tem potencial para adquirir seu serviço ou produto.
Gestão comercial nada mais é que o processo de compra e venda de produtos e serviços da sua empresa.
Através dela o empreendedor cria a melhor experiência de compra para seu cliente.
Buscando assim, sempre bons negócios e oportunidades para gerar resultados.
O responsável por encontrar as melhores oportunidades e distribuir as demais atividades entre os vendedores, é o gestor comercial.
A gestão comercial por fim tem a missão de manter um bom relacionamento com clientes e fornecedores.
A equipe de vendas é a principal nesse processo, pois é através deles que vão surgir os resultados das vendas e negociações.
Investir na equipe portanto é essencial, investir em treinamentos que motivem eles, bonificações, comissões, diversas são as formas.
Quanto maior o desempenho da equipe maior será o crescimento da empresa. E sempre que achar necessário reestruture a equipe.
É importante ressaltar alguns pontos:
Um bom planejamento aumenta as chances de sucesso de gestão comercial na sua empresa.
E na sua empresa, como anda a sua gestão comercial?