Localizada no litoral nordestino, a Zona da Mata é considerada uma sub-região. A saber, recebeu esse nome pois ocupava uma parte da Mata Atlântica, entretanto, atualmente é um bioma em extinção.
Desse modo, costuma aparecer entre assuntos cotados para vestibulares de todo país, assim como para o Enem, por isso, vale a pena ficar ligado no tema, veja!
Características
Banhada pelo Oceano Atlântico, a Zona da Mata possui uma enorme faixa litorânea, estando presente nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Clima
Conhecido como tropical úmido este é o clima que domina a região. As temperaturas giram em torno de 25 graus, possuindo ótima pluviosidade no outono e inverno, em decorrência de estar próximo do oceano.
Ademais, as massas úmidas que vem do oceano não chegam às regiões elevadas, precipitando na Zona da Mata.
Relevo e Vegetação
O relevo é constituído por áreas de planícies. O solo da Zona da Mata é explorado desde a época da colonização.
No passado, a região era coberta pelo bioma da Mata Atlântica que possui uma das maiores biodiversidades do planeta.
Entretanto, devido o povoamento da área, assim como, toda a exploração, essa cobertura vegetal foi sendo destruída.
Contudo, ainda pode-se encontrar árvores de médio e grande porte. Assim como, vegetações costeiras bem próximas do oceano, com características desse bioma.
Economia da Zona da Mata
Trata-se da região do Nordeste brasileiro com maior população, tornou-se urbanizada, possuindo diversos comércios, indústrias e usinas.
Está presente nas maiores capitais nordestinas, e por esse motivo também concentra maior parte da renda da região.
A economia gira em torno da enorme produção de cana-de-açúcar, café, fumo e cacau. Além do mais, destaca-se a grande exploração petrolífera na região, movimentando ainda mais a economia dessa área.
Destaca-se também o turismo como enorme atividade econômica, devido a beleza natural e paradisíaca de suas praias.
No entanto, como toda e qualquer concentração urbana, essas regiões sofrem com os problemas sociais, desigualdade e violência.
Por fim, outro problema que assola a região é a poluição e deterioração do meio ambiente, causando impactos severos ao habitat natural da Zona da Mata.