Você sabe o que são gastos sazonais e como eles podem se tornar o vilão da sua vida financeira? Não? Leia o texto baixo até o final e entenda.
Muitas vezes as pessoas imaginam que são os gastos fixos que prejudicam as suas finanças, e eles podem até consumir boa parte da sua renda, mas os imprevistos podem ter uma força ainda maior e te atrapalhar.
Os gastos sazonais são imprevistos, gastos esporádicos que fogem a suas contas fixas, como aluguel, água, alimentação e luz. Eles aparecem a qualquer momento e, por isso, podem ter tanto impacto na sua vida financeira.
Exemplo de uma gasto sazonal é dar um presente, outros gastos são impostos como o o IPVA e o IPTU. Os gastos sazonais geralmente podem ser previstos, mas muitas vezes não podem ser evitados.
No caso dos impostos não há como evitar, já o presente, você pode optar por uma lembrança e gastar menos, por exemplo. O que conta aqui é o planejamento.
Muitas pessoas se utilizam do cartão de crédito para os gastos sazonais, o que é um risco, já que aumenta a despesa e pode muitas vezes até perder de vista.
O cartão de crédito, na realidade, pode ser mocinho o u vilão, o que muda é maneira que você escolhe usá-lo no seu dia a dia e o seu planejamento financeiro.
Muitas pessoas tem dúvidas de como lidar com os gastos sazonais já que nem todos eles podem ser evitados, a resposta é o planejamento financeiro e uma reserva de emergência.
Você pode, por exemplo, anotar todos os aniversários que deseja dar presente e calcular o quanto você precisaria desembolsar para não atrapalhar sua vida financeira. Além disso, você precisa saber que uma reserva de emergência é fundamental para ir bem nas finanças e não se enrolar.
A reserva financeira serve para imprevistos, além de garantir que você fuja do vermelho e pague juros abusivos – já que a Selic só tem aumentado.
Paneje o quanto você recebe e o quanto gasta com suas contas fixas e reserve uma parte para um reserva de emergência. Caso não sobre nenhum dinheiro, é hora de rever os seus gastos – uma opção é o método de renda, balanço e avaliação.
Nosso artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais.