Fuvest 2ª fase: entenda como a independência do Brasil foi abordada em questão
O primeiro dia de provas da segunda fase do vestibular da Fuvest aconteceu no dia 08 de janeiro de 2023 e centenas de candidatos resolveram as questões propostas.
Uma das questões de história envolvia a independência do Brasil, evento que aconteceu em 1822 e deu início ao Primeiro Reinado.
Para que você tenha uma idea do seu desempenho no exame, nós trouxemos a resolução de uma das questões de história do Brasil cobradas. Se você não fez a prova, pode ainda aproveitar para entender como as próximas edições do vestibular da Fuvest podem abordar o tema. Confira!
Independência do Brasil: análise de questão da Fuvest
“O quadro Independência ou Morte retrata o momento em que D. Pedro levanta a espada e proclama a independência do Brasil. Saliento, nessa obra, a pompa em sua composição que sobressai em todos os detalhes. Além disso, note-se que a luz esplendorosa que ilumina os personagens vem do alto, do céu. A tela do maçom Blanes representa o juramento de 33 homens que, em 25 de agosto de 1825, deram início à reconquista militar da Província Oriental [que] culminou com a independência nacional uruguaia. Enfatizo nesta pintura que os homens pisam num terreno plano e usam roupas comuns. Uma forte luz, que brota da terra, os ilumina, mostrando sua força e determinação interiores. Assim, Pedro Américo revestiu seu tema com grandeza, ressaltando as aparências exteriores. De outra parte, o uruguaio salienta as virtudes que vinham de dentro dos heróis, fazendo dos trajes apenas acessórios menores que não ofuscam a magnitude da cena histórica. Na minha visão, as escolhas pictóricas de Pedro Américo estão relacionadas ao imaginário simbólico da monarquia e as de Blanes foram inspiradas pelo ideário republicano. São as afinidades políticas que nos fazem entender as concepções diferentes dos dois pintores sobre o mesmo tema da independência.”
Com base no texto e na leitura das imagens, responda:
a) Como, no tema da tela pintada por Blanes, se articulam as histórias do Brasil e do Uruguai?
b) Que elementos corroboram a ideia de pompa na pintura de Pedro Américo e de despojamento na de Blanes? Indique um elemento de cada imagem.
c) Como, na visão da autora, as pinturas se relacionam com os regimes políticos adotados, após as independências, no Brasil e no Uruguai?
Análise:
Confira uma possível resposta para os itens da questão proposta pela Fuvest:
A) No contexto histórico mencionado pelo texto, o Uruguai, era a Província da Cisplatina e fazia parte dos domínios do império brasileiro. O quadro mencionado representa a reunião de lideranças da região para a organização de um movimento que visava a libertação do Brasil.
B) A vestimenta militar de D Pedro I colabora para a ideia de pompa na pintura de Pedro Américo, enquanto trajes sem nenhum luxo colaboram para a ideia de despojamento na representação de Blanes.
C) A autora confere ao império o papel de liderança do processo de independência e comando da nação. No quadro de Blanes, porém, a luminosidade atravessa a cena em direção à bandeira, demonstrando a presença de uma coletividade representativa de ideais republicanos sem o reconhecimento de um líder.