Fuvest 2023: veja a lista de obras literárias cobradas no vestibular da USP
O processo seletivo para preenchimento de vagas nos cursos de graduação da USP (Universidade de São Paulo) sempre conta com a cobrança de conhecimentos sobre obras literárias nas provas. A cada ano, a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) define uma lista de obras literárias previamente para que os estudantes se preparem para o exame.
Para o Vestibular Fuvest 2023, a instituição decidiu manter a mesma lista de obras literárias de 2022. Confira a seguir a lista completa de livros:
- “Poemas Escolhidos”, de Gregório de Matos;
- “Quincas Borba“, de Machado de Assis;
- “Alguma poesia”, de Carlos Drummond de Andrade;
- “Angústia“, de Graciliano Ramos;
- “Mensagem”, de Fernando Pessoa;
- “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto;
- “Campo Geral”, de Guimarães Rosa;
- “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles;
- “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho.
Inscrições e provas
De acordo com o edital, o período de inscrição para o Vestibular Fuvest 2023 será de 15 de agosto a 23 de setembro. As inscrições deverão ser feitas no site da Fundação e serão confirmadas mediante o pagamento da taxa.
A aplicação das provas da 1ª fase está marcada para o dia 4 de dezembro deste ano, enquanto as provas da 2ª fase estão previstas para os 8 e 9 de janeiro de 2023. Os testes de habilidades específicas, exclusivas para alguns cursos, serão aplicados de 11 a 14 de janeiro de 2023.
Há alguns dia, a USP aprovou mudanças para a seleção que começarão a valer a partir do Vestibular Fuvest de 2023. A partir desta edição, os candidatos que concorrerem às vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (PPI) deverão passar por uma banca de identificação racial, em caso de aprovação. Conforme a USP, o objetivo é de inibir fraudes.
Ao todo, a USP está ofertando 11.147 vagas nesta edição do processo seletivo. De acordo com o cronograma, o resultado final é esperado para o dia 30 de janeiro.
Veja mais detalhes no site da Fuvest.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UnB abre o período de inscrição do Vestibular Indígena 2022; saiba mais.