Também conhecido como funil de vendas ou ainda pipeline, o funil de marketing é uma representação da jornada do cliente até a efetivação da compra.
Basicamente, são os passos do cliente desde o momento em que ele demonstra interesse pelo seu negócio, até o que ocorre depois, em alguns casos.
Entretanto, vem surgindo um novo conceito de funil no que diz respeito ao marketing digital, que acrescenta no topo uma etapa. Sendo assim, o funil de marketing digital ficaria assim:
A diferença basicamente entre os modelos do funil de marketing tradicional e o funil de marketing digital é que eles se iniciam de formas diferentes.
Porém, ainda que acabem com objetivos próximos, no funil de marketing digital a venda não é o final da jornada do cliente.
O funil é uma forma de acompanhar o cliente dentro da jornada de compra, para que a empresa entenda quais pontos precisa melhorar em cada fase, para que possa aumentar seu volume de vendas, assim como o número de clientes fidelizados.
Entretanto, podemos dizer que o funil de marketing tradicional está mais preparado para as demandas de lojas físicas, enquanto o funil de marketing digital é uma adaptação do mesmo funil para a demanda virtual.