No mês de agosto, o WhatsApp anunciou que traria a opção de ocultar o “online” do aplicativo. No entanto, o recurso não é padrão, ou seja, o usuário interessado deve habilitá-lo nas configurações da plataforma de mensagens.
O “online” é um status que aparece logo abaixo do nome do contato na aba de conversa, assim como aparecia o “visto por último”, opção que também pode ser ocultada no aplicativo.
A função de tirar o online do WhatsApp já está disponível para dispositivos iOS e Android. O objetivo do recurso é aumentar a privacidade dos usuários no aplicativo. No entanto, para ativá-lo é necessário que o mensageiro esteja atualizado.
Para isso, basta acessar as configurações e selecionar o “Visto por último” e escolher entre “Todos”, “Meus contatos”, “Meus contatos, exceto…” e “Ninguém”. A partir da escolha, o status “online” deixará de aparecer na janela do usuário.
A Próxima atualização exigirá que o aplicativo opere em um sistema operacional mais novo. Dessa forma, a partir do dia 30 de setembro alguns celulares não vão mais funcionar o mensageiro.
Em suma, esses modelos foram lançados há mais de 10 anos e não serão compatíveis com o sistema mais recente do WhatsApp. Logo, a única saída dos usuários será trocar o aparelho por um mais atual ou abandonar o aplicativo.
De acordo com as informações, mais de 40 modelos de diferentes marcas deixam de rodar o mensageiro nas próximas semanas. Confira quais são: