Fui promovido, e agora?
Fui promovido, e agora? O que posso fazer para começar essa nova fase da melhor maneira possível?
Essas dúvidas têm feito parte da sua rotina? Calma! Saiba que é super normal se sentir ansioso e, em alguns casos, inseguro quando se está prestes a começar em um cargo novo. Afinal, não é a coisa mais simples do mundo mudar a rotina, as obrigações, etc. Por isso, tenha paciência com você e procure tomar as medidas que podem lhe auxiliar nesta nova jornada.
Acompanhe este texto para, quem sabe, inspirar-se um pouco mais e assim iniciar a sua trajetória. Vamos lá!
Fui promovido, e agora?
Respire fundo, olhe em sua volta e comece a observar mais o que vem acontecendo. Nesta primeira etapa, absorver conhecimentos sobre o novo cargo, novos colegas e novos liderados, é de suma importância para ir se “instalando” no ambiente. Afinal, não dá para chegar crendo que você poderá fazer tudo como sempre fez, desconsiderando o fato de que trabalhará com outras pessoas, certo?
Por isso, tente não se afobar. Dê tempo ao tempo para que tudo comece a ficar mais claro. Abaixo elencamos essas e outras dicas:
1. Alinhe as expectativas com os liderados e com o seu líder
Em um primeiro momento, procure conversar com o seu novo líder e com os seus liderados. Alinhe as expectativas com cada um deles.
Quais são as suas metas enquanto liderado? E enquanto líder, o que você espera da sua equipe e o que a sua equipe espera de você?
Essa análise pode lhe ajudar a começar a compreender como as coisas funcionam no seu ambiente novo de trabalho. E essa compreensão pode servir de alicerce na hora de você ir se adaptando.
2. Relembre todas as habilidades necessárias para o novo cargo
Sempre que possível, recorde as habilidades que foram solicitadas antes da promoção acontecer. Agora que você foi promovido, certifique-se de que irá colocar cada uma delas em prática.
3. Esteja próximo das pessoas perto de você
Sabe aqueles colegas que estão perto de você, seja física ou hierarquicamente? Pois bem, é muito importante que você mantenha uma proximidade com essas pessoas. Assim você conseguirá entrar no ritmo e poderá aprender muito mais sobre o dia a dia na corporação.
4. Converse, questione, aprenda e absorva
Esteja aberto para questionar, aprender, observar e trocar ideias com quem está por perto. Esse tipo de comportamento de observador e aprendiz é relevante para que você comece a entender, cada vez mais, como funciona o dia a dia na empresa.
5. Esteja sempre estudando
Estude e estude um pouco mais. Nunca pare de aperfeiçoar os seus conhecimentos. Afinal, não adianta dizer “fui promovido, e agora?” e simplesmente esperar que tudo caia do céu, correto? Portanto, mantenha a sua mente ativa aprendendo novos conteúdos relevantes.
6. Dê um passo de cada vez e relembre os motivos pelos quais você foi promovido
No dia a dia, dê um passo de cada vez. Não fique focando apenas em surpreender todo mundo, e vá aprendendo e absorvendo a nova rotina dentro dos seus limites. Se a insegurança aparecer, tente relembrar os motivos pelos quais você foi o escolhido para essa promoção. Se você foi selecionado, é possível que tenha alguns atributos, não é mesmo? 😉