Muita gente se questiona se frequentar salão de beleza na pandemia é seguro. A resposta, na prática, é: “depende”. Mas, o que considerar na hora de ir ao estabelecimento? Qual a frequência segura? Quais cuidados essenciais precisam ser tomados? Entenda tudo em nosso texto a seguir.
Frequentar salão de beleza na pandemia é seguro?
Como mencionamos, na realidade, depende. Tudo depende dos cuidados que o estabelecimento que você costuma frequentar está tomando.
Se há restrições no número de pessoas, bem como o uso de máscara e face shield está acontecendo de maneira correta, você estará em um espaço mais seguro sim.
Entretanto, lembre-se que a sua parte também precisa ser feita. Para isso, lavar as mãos com frequência e não tocar o rosto é essencial para diminuir as chances de contaminação.
A frequência de idas e a quantidade de pessoas no salão de beleza também impactam diretamente na disseminação do vírus. Por isso é preciso ficar de olho e tomar todas as medidas preventivas.
Como saber se o estabelecimento está cumprindo as normas exigidas?
Você precisa estar ciente de todos os cuidados que estão sendo tomados pelo salão de beleza. Ele só será seguro (ou menos perigoso) se estiver seguindo todos os critérios essenciais para a prevenção do novo coronavírus.
Sendo assim, frequentar salão de beleza na pandemia é seguro se:
- Os profissionais estão usando máscaras, face shield e aventais. Além disso, observe se a troca de máscaras e aventais ocorre de maneira periódica e com cuidado.
- Atente-se para a ventilação no ambiente. As janelas precisam permanecer abertas para a circulação do ar diminuir as chances de contaminação.
- Veja se há protocolos na entrada do estabelecimento, com higienização não apenas das mãos, como também dos pés.
- Observe a quantidade de pessoas dentro do ambiente. Isso inclui se atentar para a quantidade de funcionários e clientes atendidos ao mesmo tempo. Se o espaço estiver um pouco “cheio demais”, cuidado!
- Veja se os profissionais estão utilizando luvas descartáveis e trocando a cada troca de cliente.
- É preciso que haja álcool em gel à vontade em todos os ambientes do salão de beleza.
- Verifique se o estabelecimento está respeitando a hora marcada, evitando aglomerações.
- Atente-se para as recomendações: Os profissionais estão orientando os clientes para seguirem os protocolos? Há distanciamento social entre um cliente e outro?
Qual a frequência ideal para ir ao salão?
Na realidade, quanto menos, melhor. Isso porque você estará diminuindo as chances de exposição ao vírus.
Portanto, tente partir do pressuposto de prioridades. Por exemplo, as suas unhas podem ser feitas em casa, mas o corte de cabelo não. Dessa forma, crie uma rotina de ir apenas de 3 em 3 meses para dar um corte nos fios.
Quanto aos retoques de raiz, tente criar uma rotina que evite a recorrência ao salão. Se você gosta de pintar o cabelo, que tal experimentar uma cor mais próxima a sua natural? Criando assim, um degradê? Isso diminuirá a necessidade de retoque.
Lembre-se que ainda estamos vivendo muitos desafios com o novo Coronavírus, e que está em nossas mãos diminuir as chances de contaminação. Cuide de você e de quem você ama, permanecendo o máximo de tempo possível longe de aglomerações.