O setor de franchising cresceu exponencialmente a partir da entrada do século e já tem a reputação bem sólida no mercado. O segmento de franquias home based, por sua vez, vem apresentando um índice proporcionalmente semelhante nos últimos anos, principalmente devido à pandemia da COVID-19.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), essa modalidade já está representando quase 15% de todas as unidades franqueadas do Brasil. Logo, o que representa um aumento de quase 5% em relação ao ano de 2021, que consistia em apenas 10,3%. Com isso, vê-se o porquê de elas serem uma excelente aposta para 2023.
A grande maioria das empresas que aderem a esse formato requerem um baixo custo de investimento inicial. Então, esse fato por si só já apresenta inúmeras vantagens sobre os outros ramos. O motivo, obviamente, é a permissividade de trabalhar na própria casa, economizando drasticamente com estrutura.
Ainda, outro ponto que concedeu sucesso foi a possibilidade de empregados da CLT conseguirem conciliar suas funções e utilizar as franquias home based como rende extra. Sendo assim, houve um crescimento ainda maior no setor.
Como pôde perceber, as franquias home based vieram para ficar. Desse modo, se deseja ter o próprio negócio, conheça as empresas a seguir:
É uma marca recente e que se consolidou no mercado apenas em 2017, no entanto, que já se mostrou como uma empresa de desenvolvimento rápido e com políticas rentáveis. O seu serviço é voltado para uma área que também vem se destacando na sociedade: produtos para animais de estimação.
São vários itens disponibilizados, como bandanas, cobertas, bolsas, toalhas, entre outros. O seu investimento inicial é baixo e consiste em 9 mil reais. Dessa forma, o faturamento médio mensal é de 7 mil reais, contando com um prazo de retorno que varia de 12 a 18 meses.
Aqui, tem-se mais uma empresa de home based que está seguindo as novas tendências de estilo de vida na sociedade: o modelo fitness. Os seus produtos são, principalmente, suplementos alimentares e comidas naturais e orgânicas.
Como franquia home based, não é necessário admitir um estoque dentro de casa. Na verdade, a principal função do investidor é gerir o site da marca. O investimento inicial é de aproximadamente 11 mil reais, sendo o faturamento de 5 mil. Enquanto, o prazo de retorno é de 12 a 24 meses, de maneira que o lucro a partir desse período será obtido em 15% a 25% sobre o faturamento.
É uma franqueadora do setor educacional, a qual provem um ensino apropriado de ferramentas tecnológicas. Além disso, oferece aulas de robótica pedagógica para aprimorar habilidades fundamentais de crianças e adolescentes.
Nesse ano de 2023, a Smartblocks não está efetivando mais contratos no estado de São Paulo, mas continua difundindo seu negócio em outros lugares do país. Portanto, o seu investimento inicial é de 9 mil e novecentos reais, sendo que o faturamento acaba por ser quase o triplo do montante: 27 mil. Por fim, o prazo de retorno, por sua vez, varia de 12 a 24 meses.
É uma franquia home based que atua por meio de um aplicativo de delivery que tenta abranger lojistas de inúmeros outros ramos. O discurso do Delivery 2u gira em torno de oferecer tarifas baixas para os empreendedores das lojas a serem cadastradas, bem como autonomia para gerir preços e promoções.
O seu diferencial é seu alto faturamento, que pode chegar até 5 vezes o valor inicial. O investimento primário é de 10 mil reais, de maneira que o seu prazo de retorno pode variar de 6 a 12 meses. O lucro é obtido pelo faturamento que oscila entre 5 mil e 50 mil reais.
Por fim, como os serviços de entrega estão em alta, essa franqueadora buscou implementar alternativas sustentáveis para o setor de delivery. O projeto permite que os alimentos sejam transportados por ciclistas, melhorando o desemprego no país e mitigando impactos no meio ambiente.
Já são mais de 25 cidades em operação e a marca simplesmente continua a crescer exponencialmente. Nesse cenário, o principal intuito dessa franquia home based, nos dias de hoje, é associar esse modelo a preços mais acessíveis para o consumidor.
Dessa forma, o investimento inicial para se aliar à marca é de mil e oitocentos reais, com um faturamento de mais de 15 mil reais, contando com um prazo de retorno de 2 meses.