Você que está pensando em abrir uma franquia no setor de alimentação, já escutou sobre ter um restaurante japonês? Aliás, é um nicho de negócio que está em plena expansão no Brasil.
Por isso, vamos falar de algumas franquias de restaurante japonês, para que seja uma opção interessante de investimento. Sendo assim, anote as dicas e saiba como ser um franqueado desse ramo da culinária mundial.
Sim. Afinal de contas, o brasileiro adaptou bem o seu paladar para consumir a comida japonesa. Além disso, este ramo da culinária é o preferido das pessoas que costumam fazer refeições mais saudáveis.
Em resumo, a maioria dos alimentos é à base de peixe, leves e nutritivos, além de serem ricos em Ômega 3. Além disso, este nutriente ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e o colesterol ruim – LDL, além de aumentar o colesterol bom – HDL.
Então, se analisarmos os números apresentados no Brasil, o faturamento médio anual do setor é de R$ 19 milhões. Enquanto, o setor movimenta diariamente R$ 36 milhões.
Só na cidade de São Paulo existem mais de 3.000 restaurantes de comida japonesa, e o gasto médio por pessoa nestes restaurantes está em aproximadamente R$ 90,00.
A ideia de que comida japonesa é “peixe cru” já caiu por terra há muito tempo. Hoje, o seu significado é de alimentação saudável.
Para obter uma franquia de restaurante japonês, o primeiro fator é que deve prover a empresa com produtos de qualidade.
Para o franqueado, as atividades mais difíceis são: realizar as compras, controlar as contas, recrutar e selecionar colaboradores. Além disso, deve sempre melhorar o desempenho.
Ademais, é importante que haja identificação com o segmento. Pois, como é um ramo popular, é essencial que a franquia seja uma experiência imersiva para o cliente.
Sabe-se também que nas cidades grandes, existe uma quantidade enorme de franquias e restaurantes japoneses. Mas nas cidades menores, ainda é novidade. E neste caso, a principal recomendação é deixar explícito para as pessoas que a culinária do país asiático, vai além do “peixe cru”.
Nas cidades grandes, para sobreviver à concorrência sugere-se aos franqueados que construam um diferencial.
Para isso, vão algumas dicas: ser franqueado de marcas mais famosas, garantir uma experiência com a culinária e cultura japonesas. Ter opções únicas no cardápio que atenda a todos os públicos, também é uma sugestão.
Agora, citamos na sequência algumas das opções existentes no Brasil de franquias de restaurante japonês.
A franquia HSH foi criada em 2016, em João Pessoa, no estado de Paraíba. Então, seu maior diferencial é o delivery, ou seja, oferece comida japonesa entregue no local que você estabelecer.
A franquia Koni Store iniciou suas atividades no ano de 2006, no Baixo Leblon, a partir da iniciativa de três jovens.
Então, eles queriam montar um novo conceito de comida japonesa. Dessa forma, chegou no gosto do público jovem inicialmente, e depois dos adultos.
Inicialmente, a ideia da franquia Gendai era abrir uma loja de produtos japoneses fora do bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, o local tradicional de imigrantes japoneses.
Hoje, a Gendai hoje possui mais de 60 lojas, distribuídas por 8 estados brasileiros, e está em franca expansão.
A franquia Sushichic foi criada a 9 anos na cidade de São Paulo. Então, como diferencial, eles comercializa, sushis embalados em apresentação impecável e com embalagens criativas.
A franquia ObentôMania comercializa bentos, que é a versão japonesa da marmita, além de oferecer kits de produtos para o preparo de temakis em casa.
As marmitas são compostas de:
O prato executivo no horário do almoço custa R$ 18,00 e no jantar, R$ 23,00.
Além disso, a franquia oferece pratos tradicionais japoneses, como, por exemplo, yakisoba e teppenyaki.
Agora que conhece algumas franquias, embarque na ideia. Portanto, torne-se um franqueado de restaurante japonês.
Afinal de contas, é um segmento com grandes possibilidades de expansão. Dessa forma, é possível contar com este ramo de franquias bastante lucrativas.