Os três últimos anos foram bem difíceis para todos os setores de franquia espalhados pelo mundo. Principalmente aqueles dependentes direto da circulação de pessoas nas ruas. Porém, alguns negócios aplicaram excelentes estratégias e, assim, permaneceram como franquias com alta rentabilidade e com boas perspectivas de lucro.
Dessa maneira, atualmente, essas marcas ganharam destaque no mercado financeiro. Com isso, têm busca constante feitas por empreendedores experientes no setor. Devido a isso, o próprio ramo de franchising conseguiu manter um bom crescimento anual, com um percentual de aumento de 10% no final de 2021.
Dentre todos os segmentos, três viraram referências devido a sua capacidade de sobrevivência em relação à crise econômica gerada pela pandemia da COVID-19. São eles: entretenimento e lazer; casa e construção; hotelaria e turismo.
Essa tríade foi a única que obteve, separadamente, um faturamento com alta maior que 19% no ano passado, contribuindo significativamente para os 185 bilhões de reais levantados pelo ramo de franquias. Assim, as marcas desses setores estão representando as atuais franquias com alta rentabilidade no mercado.
É uma marca que oferece produtos para o público infantil, como brinquedos, jogos e acessórios. Geralmente, as mercadorias são personalizadas, prezando originalidade e alta qualidade, com garantia de excelência.
A Mundo Toy disponibiliza como modelo de negócio, o home based ou homeoffice. Isto é, oportuniza a experiência de trabalho em casa. Assim, o empreendedor terá acesso ao catálogo de produtos que são homologados pela marca e ficará com a função de realizar as vendas online a partir de um site da empresa.
O investimento inicial mínimo é baixo, sendo fixado em 9 mil reais, e com um faturamento médio mensal de 6,5 mil reais. Com isso, a Mundo Toy está inclusa na lista de franquias com alta rentabilidade, pois esta é representada pelo percentual de 72%. O prazo de retorno, por sua vez, varia entre 12 e 24 meses.
É uma franquia que possui como função principal estabelecer um vínculo entre as grandes obras em andamento e os profissionais da área que estão disponíveis no mercado. Assim, a marca se utiliza de uma plataforma de mapeamento e coleta os dados que serão vendidos para o seu público alvo.
Dessa maneira, a tarefa do empreendedor será realizar a prospecção de clientes e divulgar detalhadamente os serviços da empresa. Aqui, o modelo de negócio escolhido é o home based. Sendo assim, contribui para a Prospecta Obras permanecer entre as franquias com alta rentabilidade, pois essa configuração possui um baixo custo para manutenção de uma unidade.
O investimento inicial mínimo, então, é de 50 mil reais, com um faturamento médio mensal de 35 mil reais, representando um percentual de rentabilidade de 70%. Por fim, o prazo de retorno, ainda, é bem curto, e pode variar de 5 a 6 meses.
É uma marca presente no setor de alimentação e no segmento de entretenimento e lazer, pois além do oferecimento de comida árabe, ela dispõe de um ambiente interessante para reunir amigos e família. Geralmente, os seus produtos são acessíveis, mas pode ter algumas variações dependendo da localidade, vista a intenção de atender melhor o público alvo.
Então, o investimento inicial mínimo para a abertura de uma unidade da marca é de 330 mil reais, com um faturamento médio mensal que pode chegar a uma rentabilidade de até 75% desse valor. A propósito, esse alcance, o franqueado pode obter com o suporte e treinamento que a Arabi’s Esfiharia oferece.
Por fim, a Postal BR é uma franquia com alta rentabilidade e que oferece serviços de transporte e entrega de encomendas. Com isso, o destaque da rede é a sua acessibilidade pela população com menor poder aquisitivo. Pois, os valores de frete costumam ser baixos e sem limitações de tamanho e peso.
A marca já possui mais de 100 unidades distribuídas pelo país e, além disso, conta com uma entrega 100% rastreável por um aplicativo disponibilizado pela própria marca. Dessa maneira, o franqueado terá a função de gerir o funcionamento dos serviços e administrar o ponto comercial.
O investimento inicial mínimo é de 5 mil reais, com um faturamento mensal médio de 3 mil reais por estabelecimento. O seu percentual de rentabilidade é de 60%, o que ainda é um valor significativo comparado a outras franquias. O prazo de retorno, no que lhe concerne, pode variar de 2 a 6 meses.