As preocupações com a natureza tornaram-se pauta em todas as áreas de negócio. Então, claramente se alastra pelo mundo de forma bastante acelerada. Aliás, isso está ocorrendo, principalmente, devido ao alarme das organizações ambientais sobre o aquecimento global. Dessa forma, o nicho de franquia sustentável ganhou muita notoriedade no mercado financeiro.
Assim, muitas marcas tanto nacionais quanto estrangeiras operam através de medidas que promovem um impacto positivo para os ecossistemas ainda não destruídos pelo ser humano. Aliás, essa adesão, inclusive, está sendo muito importante para evidenciar como é possível investir de modo consciente sem interferir na rentabilidade de um negócio.
As mudanças no modo de funcionamento das empresas, então, acompanham as alterações de comportamento dos clientes do mercado. No caso, a população geral também adota ações que promovem o bem-estar ambiental, a partir de um consumo consciente.
Assim, esses consumidores estão optando por produtos e serviços que se utilizam de nenhum ou de poucos recursos naturais em sua produção e estrutura, respectivamente. Com isso, as franquias sustentáveis estão mais visadas e sendo alvo de indicações em vários grupos urbanos.
Dessa forma, conheça na lista abaixo, marcas brasileiras que optam pela sustentabilidade no momento de produzir. Além disso, confira mais detalhes sobre essas franquias. Por fim, saiba quais são os valores de investimento inicial e o prazo de retorno, e assim, saiba se a vale a pena ser franqueado de alguma delas.
É uma marca diferenciada e de excelente reputação no mercado financeiro, exatamente porque os seus produtos são todos ecológicos e de baixo impacto ambiental. Portanto, a Acquazero oferece serviços de limpeza e de estética para veículos de pequeno e grande porte, desde carros até barcos.
A originalidade dessa franquia sustentável é o seu método de utilizar apenas 300 mililitros de água para limpar a região externa dos automóveis, mas sem perder a qualidade da lavagem e do enxágue. Ainda, essa quantidade é usada independentemente do serviço pedido, que inclui: cristalização de vidros, enceramento, descontaminação de pintura etc.
Geralmente, o modelo de escolha é loja física, mas é possível atuar home office. Então, nessa modalidade, o serviço pode ser feito como se fosse um delivery, no qual o franqueado se desloca para chegar até o local do cliente. O investimento inicial, então, costuma ser a partir de 23 mil reais. Enquanto, o faturamento médio mensal fica entre 12 mil a 20 mil reais, com um prazo de retorno de 3 a 24 meses.
É uma rede do setor de saúde e bem-estar que disponibiliza a comercialização de produtos naturais com a intenção de mudar possíveis comportamentos nocivos para o corpo. Obviamente, essas mercadorias não se utilizam de nenhum componente extraído da natureza de modo agressivo e irresponsável.
Com isso, essa franquia sustentável acabou por diversificar bastante os seus itens. Desse modo, oferece desde suplementos alimentares até os mais variados tipos de cosméticos. Esse fato é possível, principalmente, porque existem três marcas que são propriedades da franqueadora e não apenas uma.
Ainda, também por isso, o investimento inicial para abrir uma unidade pode divergir consideravelmente, de 19 mil até 350 mil reais. O faturamento médio mensal, do mesmo modo, costuma variar de 5 mil a 120 mil reais. Enquanto, o prazo de retorno varia de 12 a 36 meses.
É uma marca do setor alimentício que foi a primeira a atuar na comercialização de produtos orgânicos e essencialmente saudáveis. Via de regra, os alimentos vendidos são todos derivados de plantações livres de agrotóxicos e de fertilizantes que possam agredir o solo ou o ar ambiente. Portanto, tornando-a uma franquia sustentável de referência internacional.
Os modelos de negócio disponíveis costumam ser apenas de loja ou de quiosque, o que interfere diretamente na rentabilidade da unidade. Porém, ambos permanecem com o mesmo estoque de itens, como alimentos integrais, diet, sem lactose etc.
Por isso, o investimento inicial mínimo pode variar de 98 mil até 350 mil reais, com um faturamento médio mensal de 45 mil a 180 mil reais. Por fim, o prazo de retorno que pode oscilar de 24 a 36 meses.
Por último, a Arena Baby é uma rede de lojas com foco no público infantil, com diversos tipos de vestuário e acessórios originais e diferenciados. A inauguração da marca vem de 2015 e desde então mantém o foco de comercializar mercadorias produzidas de modo consciente.
Assim, as roupas vendidas por essa franquia sustentável obrigatoriamente advêm de fábricas que prezam o meio ambiente e que costumam não explorar, por exemplo, o bicho-da-seda. Por fim, o investimento inicial mínimo para abrir uma unidade é de 160 mil reais, com um prazo de retorno de 1 a 24 meses.