Franquia de energia solar vale a pena?
Veja algumas razões para apostar no ramo
No mundo atual, onde a sustentabilidade é marca de sucesso, investir em uma franquia de energia solar se torna uma opção de oferta de energia limpa e com baixo custo-benefício. Por isso que hoje, nós vamos indicar se vale a pena investir em franquia de energia solar. Confira a matéria e se inspire!
Como funciona uma franquia de energia solar?
A energia solar é captada através dos raios de sol, armazenada e, posteriormente, convertida em energia elétrica, que pode ter muitas utilidades. Dessa forma, tem aparecido no mercado de franquias muitas empresas que se especializaram em oferecer este serviço de conversão.
Já existem mais de 20 mil empresas com atuação nesse ramo. Porém, ainda existe muito espaço a ser explorado. Dessa forma, a probabilidade aumenta de surgimento de outras organizações.
Quais as razões para investir no mercado de franquias de energia solar no Brasil?
O mercado dessas franquias é altamente promissor. Isso porque, a demanda pelos serviços está crescendo de forma exponencial. Para se ter uma ideia, o portal de notícias G1 informa que, somente no ano passado, houve um crescimento de 100%, nas unidades consumidoras no território nacional.
Além disso, o Brasil é um país propício para este ramo de negócio. Isso porque, é preciso ter em vista sua posição em termos de incidência solar. Temos que admitir que aqui é um país muito ensolarado em grande parte do tempo!
Mas, somente houve a visão de um negócio rentável na área no ano de 2010. Foi quando ocorreu a diminuição das barreiras para a distribuição desse tipo de energia. Assim, surgiu a regulamentação sobre a captação e distribuição da energia solar, inclusive com isenção na conta de luz, através do Sistema de Compensação de Energia Elétrica.
Além disso, houve por parte do Governo Federal o incentivo para que este processo fosse popularizado, oferecendo, inclusive, financiamentos com subsídios governamentais, diminuição dos juros e aumento nos prazos de pagamento.
Quais são as vantagens de se investir em franquias de energia solar?
Entre os principais pontos positivos de se investir em uma franquia de energia solar, tem-se:
- Obter todas as vantagens de se ter uma franquia, como: uso da marca, suporte e treinamentos da franqueadora, segurança nos processos e operações, consultoria exclusiva, entre outros benefícios;
- Existência de grande quantidade de incidência dos raios solares no Brasil, o que favorece a captação da energia solar e sua transformação em energia elétrica;
- O alto crescimento da demanda por este serviço, sendo que o mercado ainda possui muito espaço a ser explorado;
- A previsão de retorno do investimento é rápida, entre 3 e 12 meses;
- Há a possibilidade de iniciar as atividades com a franquia, no sistema home based, o que exige menor investimento inicial, dispensando locação de espaço, bem como de investimentos em projetos arquitetônicos;
- Em muitas franquias, o serviço do franqueado é vender o sistema. Assim, a franqueadora se responsabiliza para realização dos serviços de instalação e manutenção dos equipamentos vendidos;
Quais são as desvantagens de se investir em franquias de energia solar?
As desvantagens de se investir em uma franquia de energia solar precisam também ser consideradas na avaliação, para perceber se vale a pena fazer o investimento.
Entre os principais pontos negativos, tem-se:
- Limitação de atuação dos franqueados pela empresa, que deverá seguir fielmente os processos e operações determinados;
- Se a unidade não for no formato home based, é a franqueadora que decide qual o local em que a franquia deverá ser instalada. Vale dizer que nem sempre este lugar é o mais em conta, em termos de locação;
- Se a franqueadora, além de vender o sistema, irá instalar e manter, haverá o custo de contratação de colaboradores, bem como compra de equipamentos de segurança e gastos com treinamento e capacitação na realização dos serviços.
Vale ou não vale?
Agora que você já sabe como funciona uma empresa de oferta de instalação e manutenção de energia solar, bem como as vantagens e desvantagens em relação ao investimento neste ramo de franquia, é possível que você avalie se vale a pena ou não investir.
Sendo assim, acredita-se que os pontos fortes são: opção viável de investimento, mercado em expansão no Brasil, demanda crescente e retorno rápido do investimento inicial.
Por fim, nota-se que as vantagens são definitivamente maiores do que as desvantagens, onde a segunda se volta principalmente para desvantagens enquanto franqueadora.
Assim, sempre escolha uma franqueadora que atenda às suas necessidades, mas lembre que o modelo de trabalho como um franqueado possui algumas limitações, como a restrição de ações que não são as propostas pela matriz!