Considerando que o Brasil é o 6º maior parque têxtil do mundo, a franquia de costura pode trazer uma alta lucratividade. Ligada ao setor de moda, essa área vai além de vender peças prontas e novas. Por isso, hoje vamos desvendar o mundo da franquia de costura e confirmar se essa ideia pode realmente trazer bastante lucro.
A franquia de costura, além de vender roupas novas e bem trabalhadas, trabalha com reparos, customização, consertos em peças, entre outros serviços. Sabe-se que arrumar uma peça de roupa é muito mais barato do que comprar uma nova e, além disso, peças customizadas podem dar nova cara para a roupa.
Estas lojas oferecem serviços desde fazer a barra de uma calça, até transformar totalmente uma peça de roupa em outra. Neste momento é que a criatividade e a transformação acontecem. Além disso, a franquia pode aceitar encomendas de roupas sob medida e oferecer serviço de entrega delivery de roupas.
Segundo dados do setor, este segmento de franquias foi um dos poucos que sobreviveu à pandemia, resistindo à incerteza do mercado econômico e ainda lucrando e crescendo com ele.
Assim, os consumidores estão modificando a forma de ver o mercado de roupas, consumindo de forma mais consciente, valorizando o que já possuem e reutilizando as peças.
O franqueado precisa gostar do mercado da moda, ter conhecimento na área de corte e costura e atender as necessidades dos clientes. Entre as vantagens de adquirir uma franquia de costura estão: estoque de produtos não perecíveis, capacitações internas, boa lucratividade, e segmento em expansão.
Para começar no ramo da franquia de costura, é preciso, antes de tudo, conhecer as opções existentes no mercado, bem como avaliar os investimentos necessários e os diferenciais que cada franquia oferece.
Dessa forma, entre os investimentos necessários estão: investimento inicial da franquia, aluguel comercial (para a solicitação do serviço e a retirada), água, luz, entre outros.
Em algumas situações, a franquia oferece o sistema home office, onde se trabalha em casa e recebe/entrega as peças pelo correio, diretamente ao consumidor ou via delivery. Sendo assim, o investimento é menor, mas fica mais difícil para o franqueado fazer o marketing e a divulgação do serviço. Normalmente, as máquinas e equipamentos estão inclusos no investimento inicial do franqueado.
A franquia oferece soluções de costura expressa, ou seja, é realizada em poucas horas. A franqueadora oferece suporte operacional, tecnológico, treinamento para o franqueado e colaboradores, bem como uma rentabilidade de até 30%.
A franquia está no mercado desde 1994 e oferece serviços de restauração e customização de roupas. Assim, faz pequenos reparos (barras, ajustes e etc), customização (colocando botões, fazendo bordados) e tingimento.
A franquia oferece serviços de costura, reformas e customização. Dessa forma, é possibilitado ao franqueado fazer parte do grupo Serviços do Futuro, que possui franquias especializadas em chaveiros, sapateiros e lavanderias.
A franquia oferece serviços têxteis, como troca de zíperes, barras de calças e customização de peças de roupas. A franqueadora disponibiliza todo o suporte para a contratação de colaboradores, parcerias com grandes marcas e treinamentos.
É uma rede de franquias que oferece cursos profissionalizantes na área de moda. Entre eles: modelagem, corte e costura, design e styling de moda.
A franquia possui mais de 20 unidades franqueadas no interior do estado de São Paulo.
Por fim, agora que você já sabe por que investir em uma franquia de costura, como abrir a sua própria e quais são as franquias mais conhecidas no mercado, veja que esta é mais uma opção de franquias existente no mercado.
Mas, não esqueça: você precisa gostar de moda e conhecer sobre corte e costura! Temos certeza que esse ramo pode ser muito lucrativo e interessante para você!