Com o inverno chegando, aprender formas incríveis de proteger a pele no frio é indispensável para manter a saúde e a beleza cutânea durante essa estação que costuma ser mais seca. Pensando nisso, elaboramos este breve guia com algumas considerações e sugestões que você pode levar em conta na hora de cuidar da pele. Vamos lá!
5 formas incríveis de proteger a pele no frio!
O clima mais seco do inverno pode resultar em um aumento na incidência de ressecamento do tecido cutâneo. Sendo assim, é muito importante ficar atento aos cuidados que você tem com a sua pele nesse período. Vejamos algumas ações que são bem interessantes:
1. Use bons hidratantes, especialmente depois do banho
Use o seu hidratante favorito – e ideal para o seu tipo de pele – todos os dias, preferencialmente depois do banho. Isso porque, além de a pele estar mais limpa a pronta para receber as substâncias do creme hidratante, aplicar o produto depois do banho também melhora a absorção dos componentes presentes nele. Isso decorre do fato de que a pele fica com os seus poros mais abertos depois que nos banhamos. Logo, a absorção de nutrientes é muito maior.
Por isso, crie esse momento de autocuidado na sua rotina, aplicando o seu creme favorito e com aroma agradável sempre depois do banho.
2. Cuidado com a temperatura do banho
Sabemos que, durante o inverno, o banho quente parece muito convidativo e agradável. Porém, quando a temperatura é muito elevada, a água quente pode causar danos à saúde da nossa pele. E se o período do inverno já representa um clima mais seco, o uso de água muito quente poderá causar ainda mais ressecamento e descamação do tecido cutâneo.
Por conta desse fator, tente sempre manter a água mais morninha, a fim de evitar a sobrecarga de calor na pele.
3. Não esfregue a toalha na pele
Evite esfregar a toalha de banho no corpo na hora de se secar. Afinal, se a pele já está mais sensível, esse tipo de atitude poderá piorar a situação, deixando-a mais irritada por conta disso. Prefira, nesses casos, “apertar” a toalha, suavemente, sobre a pele, para que ela absorva a água sem que você esfregue com força. Essa é uma dos formas incríveis de proteger a pele no frio. 😉
4. Considere umidificar o ar
Se você vive em um local com clima muito seco, pode ser que perceba uma piora no ressecamento da pele durante o inverno. Para minimizar esse tipo de problema, considere o uso de umidificadores de ar. Esses aparelhos ajudam a equilibrar a umidade, reduzindo o ressecamento e até mesmo o desconforto respiratório.
5. Não se esqueça de usar o protetor solar todos os dias!
Apesar de estarmos falando de formas incríveis de proteger a pele no frio, não se esqueça que os raios solares ainda podem causar danos à saúde cutânea, mesmo no inverno. Logo, é indispensável que você faça a aplicação do protetor solar normalmente, para garantir saúde não só no hoje, como também no longo prazo.