Investir em formas de aproximar os colaboradores é investir em um engajamento maior no trabalho. Afinal, uma equipe que tende a ser mais unida pode, por conta disso, ter melhores resultados no dia a dia. Sendo assim, neste texto nós trouxemos algumas ideias que podem ser úteis na busca dessa interação mais positiva entre os colegas de trabalho. Acompanhe.
Formas de aproximar os colaboradores
Se você deseja investir em formas de aproximar os colaboradores, lembre-se de que cada equipe possui a sua própria subjetividade e dinâmica de interação. Isto é, embora existam ferramentas que contribuam para uma maior interação entre os colegas, é importante que o líder não caia no erro de “forçar a barra”. Às vezes, o time é composto por pessoas mais introvertidas e quietas, e tudo bem! Isso não quer dizer que “tudo dará errado”, mas, sim, quer dizer que essa é a dinâmica daquele grupo.
Respeitar as diferentes personalidades é mais importante do que querer um tipo de dinâmica no time de trabalho porque você julga ser a melhor. Sendo assim, considere as dicas abaixo como formas de impulsionar o relacionamento entre os colegas, mas não como regras que devem ser colocadas em prática de forma rígida. 😉
1. Confraternização
As confraternizações são ótimas ferramentas para aproximar os colaboradores. Você pode oferecer confraternizações em datas comemorativas ou não, de acordo com o funcionamento da sua empresa. Essa confraternização também pode ocorrer na empresa ou em outros ambientes, como restaurantes, por exemplo.
Esse tipo de evento costuma aproximar os colegas e fortalecer a interação entre eles, fomentando a construção de uma amizade para além do espaço de trabalho.
2. Trabalho em conjunto
Os trabalhos em conjunto também são uma das formas de aproximar os colaboradores. Você pode propor que os grupos se dividam em duplas para determinadas ações que precisam ser executadas, por exemplo.
Porém, cuidado com a forma como esse tipo de tarefa será passada. Afinal, pode ser que o projeto se torne monótono se for “forçada a barra” na hora de investir em trabalhos em equipe.
Lembre-se de que são colaboradores, não alunos.
3. Estimule a participação proativa
A participação proativa pode ser incentivada e beneficiada no dia a dia de trabalho. Assim, os funcionários poderão adotar essa postura uns com os outros, aproximando-se e fortalecendo os laços profissionais.
Isso porque eles perceberão que essa participação ativa traz mais frutos do que “cada um no seu canto”, sem nenhum tipo de interação.
4. Estimule a escuta
Estimule, sempre que possível, a escuta ativa. Você pode falar da importância de escutar uns aos outros, mas também deve estimular essa postura com os seus próprios comportamentos.
Isto é, você precisa ser um líder que sabe escutar o seu time. Caso contrário, eles poderão enxergar o ambiente de trabalho como um espaço em que não há escuta e que é “cada um por si”.
Sendo assim, estimule uma cultura de escutar mais, perguntar mais e de manter uma comunicação mais respeitosa e empática. Assim, você poderá estar construindo um ambiente no qual as interações, tendencialmente, serão mais fortalecidas e positivas.
Aposte nessas dicas e sempre observe o seu time para implementar mudanças alinhadas a ele.