A fome excessiva é a realidade de milhares de pessoas que, mesmo tentando controlar, sentem um apetite insaciável que as leva a consumir grandes quantidades de alimentos, todos os dias. Porém, embora seja uma situação recorrente, a fome em excesso não é normal e deve ser controlada. Abaixo damos mais detalhes sobre o tema.
A fome excessiva pode estar associada com o estilo de vida ou com algumas doenças, como a diabetes. Abaixo listamos as principais causas do excesso de fome para que você comece a observar a sua rotina. Veja:
A desidratação pode causar o excesso de fome a partir do momento em que os sinais que o seu organismo emite possam ser confundidos com a vontade de comer. Sendo assim, procure sempre beber dois litros de água diariamente para manter o corpo mais saudável e saciado.
Os alimentos ricos em açúcar e farinha branca podem acelerar a sua digestão, fazendo com que o seu organismo absorva mais rápido as gorduras, processando-as e, consequentemente, aumentando a fome logo depois. É como se este tipo de alimento simplesmente “passasse direto” pela sua digestão, deixando apenas a gordura ruim e o sódio para trás.
Pular refeições para tentar emagrecer mais rápido é um grande erro. Isso porque o metabolismo fica mais lento e, na próxima refeição, você terá uma fome excessiva que dificilmente será controlada.
A noite de sono é indispensável para reequilibrar diversas funções em nosso organismo. Dentre elas, temos o apetite e a sensação de saciedade. Ou seja, quando dormimos mal, tendemos a ter mais fome e o apetite fica descontrolado, resultado numa fome sem fim.
Problemas de ansiedade e estresse também podem desregular o nosso apetite. Isso porque buscamos um “escape” na alimentação, considerando que alimentos como chocolate e doces desencadeiam sensação de prazer momentâneo.
O hipertireoidismo é capaz de desregular muitos hormônios em nosso organismo. Dentre eles, os responsáveis pela sensação de fome e saciedade. Nesse caso, é indispensável fazer os exames para descartar a doença ou, caso detectada, buscar o tratamento mais adequado.
A diabetes também pode desencadear a fome excessiva a partir do momento em que o açúcar fica desregulado em nosso organismo, impactando diretamente na carga de energia de nossas células, enfraquecendo-as e fazendo o nosso corpo compreender que precisamos comer mais.
Para evitar a fome excessiva, no entanto, é preciso considerar algumas mudanças no cotidiano. São elas:
Mantenha hábitos saudáveis para evitar o apetite descompassado e regule seu peso dessa forma.