Criando um fluxo de cobrança eficiente
Para reduzir a inadimplência, e também preservar um bom relacionamento com o cliente, é preciso um fluxo de cobrança bem elaborado.
Podemos dizer que o setor de cobrança é um dos mais delicados da empresa, visto que, cobrar é difícil, e ser cobrado também.
Portanto, ao lidar com o cliente na hora da cobrança, é preciso uma comunicação clara e empática, ainda mais quando há recorrência de pagamentos.
Porém, existem algumas formas de otimizar a gestão do fluxo de cobranças, mas antes vamos entender o que é, bem como a sua importância.
O que é fluxo de cobrança?
Tão importante quanto o setor comercial de uma empresa, é o setor de cobrança.
É através dele que se pode proteger o fluxo de caixa da empresa, garantindo a eficiência na recuperação de créditos de inadimplência.
Ao recuperar esses créditos, automaticamente diminui as chances de prejuízos financeiros.
Importância do fluxo de cobrança
Sabemos que a cobrança faz parte da gestão financeira, dessa forma, torna o fluxo de cobrança mais eficiente.
E o objetivo dele, é claro, reduzir a inadimplência e aumentar o faturamento da empresa.
Mesmo porque cobrar clientes pessoalmente é algo muito mais complexo e demanda muito esforço e tempo.
Portanto, através de um bom fluxo de cobrança é possível criar um processo automatizado e mais econômico.
Criando um fluxo de cobrança eficiente
Cada empresa tem um fluxo de caixa e um perfil de clientes, portanto, deve seguir seu modelo de cobrança.
Essas empresas têm diferentes formas de organizar seus processos internos.
Como evitar perdas e diminuir a inadimplência
- Definir o período da cobrança
Nessa etapa, deve-se considerar as formas de contato com o cliente, como: SMS, e-mail, telefone, etc.
- Histórico do cliente
Para poder realizar a cobrança, é necessário ter todo o histórico do cliente atualizado.
Pois assim, é possível garantir um atendimento mais personalizado. Esse controle pode ser feito, inclusive, através de um CRM.
- Comunicação clara e com empatia
É importante que a sutileza esteja presente em todas as etapas da cobrança.
Além disso, é preciso ter empatia para entender os motivos da falta de pagamento, oferecendo, inclusive, alternativas para quitar o débito.