A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou na última sexta-feira, dia 29 de outubro, uma nota técnica na qual apoia a retomada das aulas presenciais no país. Ao se posicionar favoravelmente, a Fiocruz defende ainda a necessidade da adoção das medidas preventivas contra a covid-19.
De acordo com o documento, a recomendação foi elaborada pelo grupo de trabalho da fundação. O grupo considerou a vacinação como ponto central para a flexibilização das medidas sanitárias.
Entre os dados apontados, a Fiocruz destacou a baixa porcentagem de testes positivos para a covid-19 (menos de 5%). Além disso, a Fundação destacou a porcentagem de vacinação da população acima de 8%.
Apesar disso, a Fundação fez um alerta para a transmissão do vírus, que muda de acordo com a variante em circulação na comunidade, e com a taxa de cobertura vacinal. Por isso, a Fiocruz ressalta que o retorno às aulas e demais atividades educacionais deve ser feita após a avaliação do cenário epidemiológico e exige a implementação de medidas de biossegurança.
Medidas de prevenção sugeridas
Nesse sentido, o grupo sugere algumas medidas, como soluções para a ventilação de ambientes fechados para reduzir o risco de transmissão do vírus. Além disso, a Fiocruz sugere a instauração de análise da cobertura vacinal entre trabalhadores, estudantes e familiares, além de ações para promover a adesão à vacinação.
O grupo sugere ainda que as unidades de ensino ampliem as horas das atividades e também os dias. Desse modo, será possível ter um novo planejamento para aulas e atividades recreativas com menor risco à saúde. Quanto à educação infantil, o grupo sugere a divisão de pequenos grupos de alunos.
O documento ainda chama atenção para a baixa porcentagem de adolescentes (alunos de 12 a 18 anos) vacinados, o que aumenta o risco de contágio. Por isso, o grupo reitera a necessidade de seguir os protocolos sanitários.
Confira mais detalhes na nota técnica.
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também IFAP recebe inscrições para o Processo Seletivo 2022 a partir do dia 1º de novembro.