Na última segunda-feira (14), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um documento com orientações para a volta às aulas presenciais em meio à pandemia da covid-19.
Assim, o documento intitulado Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19 foi criado em colaboração por especialistas. O projeto contou com a coordenação da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz.
O documento, que tem 86 páginas, reúne diversas evidências e informações científicas e sanitárias sobre as aulas na pandemia. Assim, além de diversos índices e dados sobre a pandemia e o contexto para a volta às aulas, traz dados para assessorar as escolas.
De acordo com Patrícia Canto, coordenadora do grupo, a questão da volta às aulas “trata-se de uma questão multi e transdisciplinar, além de intersetorial”. Por isso, o documento traz como evidência a necessidade da criação de ações em cooperação entre os setores.
A Fiocruz elenca, nesse sentido, 11 critérios gerais para a reabertura das escolas. Entre eles:
- A transmissão da doença deve estar controlada;
- É preciso controlar o risco de importação da doença, vinda de outros lugares;
- Os pais devem participar da ação de planejamento para o retorno;
- Alunos em condições de risco precisam de atenção especial;
- Toda a comunidade escolar precisa de condições adequadas de trabalho.
Desse modo, o documento apresenta ainda dados sobre a covid-19, como, por exemplo, os feitos indiretos da Covid-19 na saúde da criança e do adolescente. Além disso, traz um tópico sobre boas práticas de biossegurança.
Para mais detalhes, o documento está disponível no portal da Fiocruz. Clique aqui para acessar o PDF na íntegra.
E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!