FGTS Futuro: CAIXA revela a DATA para liberação de financiamento imobiliário com uso do fundo

O FGTS Futuro é uma iniciativa recentemente aprovada pelo Conselho Curador do FGTS que permite aos trabalhadores utilizarem os depósitos futuros de suas contas vinculadas ao FGTS para liquidar, amortizar ou pagar parte das prestações de um financiamento habitacional.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um recurso familiar para a maioria dos trabalhadores brasileiros. No entanto, uma nova modalidade desse recurso, chamada FGTS Futuro, promete facilitar o acesso ao crédito habitacional para milhares de famílias em todo o país.

O que é o FGTS Futuro?

O FGTS Futuro é uma iniciativa recentemente aprovada pelo Conselho Curador do FGTS que permite aos trabalhadores utilizarem os depósitos futuros de suas contas vinculadas ao FGTS para liquidar, amortizar ou pagar parte das prestações de um financiamento habitacional.

Isso significa que, em vez de acumular o saldo na conta do FGTS para uso futuro na quitação de um financiamento imobiliário, os depósitos financeiros do FGTS poderão ser direcionados automaticamente para o pagamento das prestações do financiamento.

Quem pode ser beneficiário do FGTS Futuro?

As novas regras do FGTS Futuro são voltadas para famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640,00, que se enquadram na faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida. A expectativa do governo é que cerca de 43 mil famílias sejam beneficiadas anualmente com a medida, ampliando significativamente o acesso ao crédito habitacional para famílias de baixa renda.

Como funciona o FGTS Futuro na prática?

Na prática, o FGTS Futuro funciona como uma espécie de “consignado” do FGTS. Veja o passo a passo de como isso funciona:

  1. O empregador deposita mensalmente 8% do valor do salário do funcionário na conta vinculada do FGTS.
  2. Em vez de acumular esse dinheiro na conta do FGTS, o valor será descontado mensalmente para ajudar a pagar as prestações do financiamento habitacional, aliviando mais rapidamente o saldo devedor do imóvel.
  3. A decisão de utilizar ou não os depósitos futuros do FGTS para o pagamento das prestações do financiamento cabe exclusivamente ao trabalhador.

Quais são os riscos associados ao FGTS Futuro?

Como toda operação financeira, o uso do FGTS Futuro também envolve riscos. O principal deles é o bloqueio dos depósitos futuros do FGTS, o que pode deixar o trabalhador com uma dívida caso perca o emprego.

No entanto, o Ministério das Cidades distribuiu um prazo de seis meses antes do aumento da parcela do financiamento, no caso de demissão do trabalhador. Durante esse período, o valor que foi descontado automaticamente do FGTS para o pagamento da parcela será incorporado ao saldo devedor do financiamento.

Quando o FGTS Futuro entra em vigor?

A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou recentemente que, a partir de abril, receberá uma oferta de financiamento imobiliário através do FGTS Futuro , um novo modelo que promete ampliar o acesso à casa própria para milhares de brasileiros.

Importância de estar ciente dos riscos

O FGTS Futuro surge como uma nova esperança para milhares de famílias brasileiras que sonham com a casa própria. Com a possibilidade de utilizar os depósitos futuros do FGTS para pagar as prestações do financiamento habitacional, o acesso ao crédito habitacional deve ser ampliado, beneficiando principalmente as famílias de baixa renda.

No entanto, é importante que o trabalhador esteja ciente dos riscos envolvidos e faça um planejamento financeiro adequado antes de optar pelo uso do FGTS Futuro. Como sempre, a orientação é buscar o máximo de informações possíveis e, se necessário, procurar a ajuda de um profissional de confiança para tomar a melhor decisão.

FGTS hoje

O FGTS é um valor que o empregador deposita todos os meses em uma conta individual e exclusiva do seu funcionário. A ideia é que ele pague um saldo que seja equivalente a 8% do salário do trabalhador.

Hoje, o empresário pode usar o FGTS para a compra da casa em apenas três hipóteses:

  • Como entrada;
  • Sem pagamento de 12 parcelas (uma vez por ano, limitado a 80% do valor das prestações);
  • Na amortização do saldo devedor do contrato (uma vez a cada dois anos).

Com o FGTS Futuro, o cidadão poderá utilizar o dinheiro do Fundo de Garantia para:

  1. Quitar parcelas;
  2. Diminuir o valor das parcelas;
  3. Reduzir o número de parcelas.

Grande oportunidade para realizar o sonho da casa própria

O FGTS Futuro representa uma grande oportunidade para milhares de brasileiros que sonham com a casa própria. Com a possibilidade de utilizar os depósitos futuros do FGTS para pagar as prestações de um financiamento habitacional, o acesso ao crédito habitacional será ampliado, beneficiando principalmente as famílias de baixa renda.

No entanto, como em qualquer operação financeira, é importante estar ciente dos riscos envolvidos e fazer um planejamento financeiro adequado antes de optar pelo uso do FGTS Futuro. Como sempre, a orientação é buscar o máximo de informações possíveis e, se necessário, procurar a ajuda de um profissional de confiança para tomar a melhor decisão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.